sábado, 7 de fevereiro de 2009

Unicap promove curso de especialização em Patrimônio Histórico




A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: "O patrimônio construído a ser preservado"; "A preservação e a educação patrimonial"; e "Pesquisa". Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação" será ministrada por professores da Unicap e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina "Arquitetura. Patrimônio Edificado", do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina "Elementos de Tombamento", do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina "Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina "Patrimônio: conceitos e perspectivas", do módulo I).

Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação", as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. "Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias", esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". As inscrições podem ser feitas até 3 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada. A matrícula do curso acontecerá entre 9 e 13 de março de 2009. Mais Informações: 81- 2119 4134 ou no site www.unicap.br.

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions