quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1º Seminário Patrimônio Histórico de São José do Rio Preto - SP

Promover a reflexão sobre as diferentes práticas de atuação na área de Patrimônio Histórico, entre técnicos e especialistas de diferentes instituições, com vistas a produzir e transmitir o conhecimento acumulado para que as pessoas possam reconhecer o valor simbólico dos bens culturais inseridos no contexto em que vivem e atuam.


Organização -  DEDU - Departamento de Educação - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE - UNESP – São José do Rio Peto – SP / PM - SJRPSP - Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP / SMC -Secretaria Municipal de Cultura - São José do Rio Preto – SP / COMDEPHACT – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto – SP / PROEX - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – UNESP / FUNDUNESP – Fundação para o Desenvolvimento da UNESP / IAB – Instituto dos Arquitetos – São José do Rio Preto – SP / SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo / ACIRP – Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto – SP / Conselho Afro-Brasileiro de S. J. Rio Preto – SP

Datas : 15, 16, 17 e 18 de Março de 2010

Local : Auditórios A e B / IBILCE / UNESP/ Rua Cristóvão Colombo, 2265 – Jd. Nazareth – Fone (17) 3221-2318 – CEP. 15054-000 - S. J. Rio Preto – SP. 

Website do evento para inscrições: 
http://www.fabiofernandesvillela.pro.br/eventos/ home

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Encontro Guarani é destaque em todas as mídias do Brasil

Encontro dos Povos Guarani da América do Sul teve repercussão em todos os tipos de mídia no Brasil. Deram destaques ao Encontro veículos como G1, Terra, Abril, IG, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense, além dos noticiários em grandes redes de televisão, como a TV Globo, SBT e Bandeirantes. A TV Cultura gravou todo o evento para a produção posterior de um documentário. Veja abaixo os principais trechos das matérias publicadas pela mídia e o link para lê-las na íntegra.
Para saber + clique no título

Em Portugal, uma nova rede social: sociomuseologia


Surgiu mais uma rede social na museologia portuguesa:http://sociomuseologia.ning.com/. Trata-se da sociomuseologia, “uma rede social de partilha de noções, conceitos, acções e projectos no âmbito da sociomuseologia”. Nesta rede participam os profissionais que partilham o enquadramento teórico da sociomuseologia, que é assumida “como uma nova área disciplinar que resulta da articulação entre a demais áreas do saber que contribuem para o processo museológico contemporâneo. Entre o paradigma do Museu ao serviço das colecções e o paradigma do Museu ao serviço da sociedade está o lugar da Sociomuseologia”. Esta rede surge associada ao Movimento para a Nova Museologia (MINOM) e muito ligada à investigação que é desenvolvida na Universidade Lusófona. Judite Primo é a pessoa responsável pela criação desta rede social. É museóloga e é actualmente a Directora do Doutoramento e do Mestrado em Museologia na Universidade Lusófona.
Fonte: No Mundo dos Museus

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Projeto Memórias Reveladas - Arquivo do estado de São Paulo


Histórico do Projeto
O projeto "Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas Políticas, 1964-1985" é uma iniciativa da Casa Civil da Presidência da República, com a coordenação do Arquivo Nacional e patrocínio da Petrobras, que objetiva elaborar bancos de dados contendo informações dos arquivos participantes e colocar à disposição do público, pela internet, os registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil durante a ditadura militar.
Em 2008, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre 28 instituições e o Arquivo Nacional para a "implantação de uma política pública de integração em rede de acervos e instituições". Com tal propósito, foi idealizado o banco de dados Memórias Reveladas, alimentado online pelas instituições parceiras, constituído por informações dos acervos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), acervos de militantes e outras instituições que retratam a luta política no país entre 1964-1985. Também compõem os bancos os conjuntos documentais que estão sob a guarda do Arquivo Nacional, como SNI (Serviço Nacional de Informações), CGI (Comissão Geral de Investigações) e CSN (Conselho de Segurança Nacional).
Esse instrumento de pesquisa e outros recursos como uma galeria de fotos, arquivos sonoros e indicações bibliográficas estarão disponíveis na internet para a livre consulta e permitirão recuperar e identificar informações sobre a repressão no Brasil.
O projeto também contempla uma linha de financiamento para organização e tratamento de acervos de diversos fundos documentais sob a guarda de arquivos públicos estaduais e centros de documentação em universidades e outras instituições, como a Fundação Perseu Abramo e o Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV).
Essa é a primeira iniciativa que articula o Governo Federal e os Estados, para a preservação e difusão de registros documentais. Tal interação possibilitará o cruzamento dos dados que estão sob a guarda de cada Estado, tanto para a pesquisa de pessoas que participaram da luta contra a ditadura quanto para reflexões acadêmicas sobre este momento da história do Brasil.
Acervo DEOPS - Arquivo Público do Estado de São Paulo
Dentre a documentação sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, os interessados poderão acessar cerca de 400.000 fichas digitais remissivas de dossiês pertencentes ao Acervo Geral do DEOPS, bem como 2.500 dossiês produzidos pela Delegacia Especializada de Ordem Social e 1.500 dossiês oriundos da Delegacia de Ordem Política.
O projeto está em andamento, tendo sua primeira etapa concluída em julho de 2009.
Para ter acesso ao Portal do Projeto Memórias Reveladas clique aqui
Para ter acesso direto à documentação do acervo DEOPS do Arquivo Público do Estado de São Paulo clique aqui.
Patrocínio
 

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions