sexta-feira, 28 de maio de 2010

Não perca....

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diretora geral da UNESCO visita instalações do Centro de Formação para Gestão do Patrimônio


O edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, ícone da arquitetura moderna e palco de grandes eventos da vida cultural e política do país, receberá nesta quinta-feira (27 de maio), às 18 horas, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, Irina Bokova. Acompanhada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que este ano ocupa também a presidência do Comitê do Patrimônio Mundial, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a dirigente participará da cerimônia de apresentação das futuras instalações do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, aprovado na 35ª Conferência Geral da UNESCO, em Paris, no ano passado. Irina Bokova estará no Rio de Janeiro de 27 a 29 de maio para assistir ao III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações.

A unidade sediada no Palácio Capanema integrará a rede internacional de centros de Categoria II dedicados à formação de gestores do Patrimônio. De iniciativa do Iphan, terá como missão estratégica a capacitação profissional de quadros da administração pública de 17 países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, da África e da Ásia (conheça a lista completa abaixo). As atividades do Centro serão voltadas à observância das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003); e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005). Outro foco de atuação será o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão dos bens localizados nos 17 países atendidos e inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Para atingir esses objetivos, as ações previstas deverão auxiliar no processo de formação profissional de quadros gerenciais voltados para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas no campo do patrimônio. Também impulsionarão as pesquisas aplicadas, o intercambio técnico e científico e a formação de uma biblioteca de referência e de um observatório de gestão dessas políticas.

Entre as prioridades do Centro estarão o desenvolvimento metodológico e a busca da excelência na gestão, sobretudo dos sítios do Patrimônio Mundial; a aplicação e a difusão dos princípios e das diretrizes das Convenções da UNESCO; a celebração de acordos regionais e bilaterais e a cooperação para o fortalecimento das instituições de âmbito nacional e local; e a construção de uma rede de agentes dedicados à gestão do patrimônio cultural nos países da região.
A administração do Centro estará a cargo do Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Articulação e Fomento – DAF do Iphan. Sua implementação será orientada por um Projeto de Cooperação Técnica e Financeira definido em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil. No desenvolvimento de suas atividades, o Centro deverá ainda estabelecer estreita colaboração com Portugal e Espanha, bem como contar com o apoio e cooperação dos ministérios brasileiros das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia, além de universidades e centros de pesquisa e ensino nacionais e internacionais.


O Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio deverá atuar considerando o seguinte conjunto de países:
América do Sul:
Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela
África: países lusófonos e hispânicos:
Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial – país hispânico e membro associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.
Ásia: país lusófono:
Timor-Leste

Mais informaçõesAssessoria de Comunicação Iphan
Américo Antunes – americo.antunes@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Daniel Hora – daniel.hora@iphan.gov.br
(61) 2024-6187 / 3326-6864
(61) 2024-6194 / 3226-8907
www.iphan.gov.br /http://educacaopatrimonial.wordpress.com /http://twitter.com/IphanGovBr

Brasilia Brasil 2010 - Comitê do Patrimônio Mundial - 25 de julho a 3 de Agosto

A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial será realizada entre os dias 25 de julho e 3 de agosto de 2010, em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Na ocasião, mais de 180 delegações nacionais vão discutir sobre as novas candidaturas, além do estado de conservação e de risco daqueles bens já registrados na lista do Patrimônio Mundial. Presidido pelo Ministro da Cultura (MinC) do Brasil, Sr. Juca Ferreira, o encontro é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o apoio da Casa Civil da Presidência da República, dos ministérios das Relações Exteriores, Meio Ambiente e Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1972, o Comitê do Patrimônio Mundial é uma instância intergovernamental voltada para a proteção do  patrimônio cultural e natural de valor universal excepcional, que congrega 21 representantes de países participantes, eleitos pela Assembleia Geral da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Atualmente o Comitê é composto pelos seguintes países: África do Sul, Austrália, Barbados, Barein, Brasil, Camboja, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estônia, Etiópia, Federação Russa, França, Iraque, Jordânia, Mali, México, Nigéria, Suécia, Suíça, Tailândia.

Simpósio Internacional Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental - 8 a 10 de junho, Museu Histórico Nacional/Rio de Janeiro


Os museus vêm atuando de forma cada vez mais ativa na divulgação e discussão de assuntos relevantes para a sociedade. Devido à sua forte atuação por meio da educação não-formal e da divulgação científica, os museus vêm atingindo um público cada vez mais amplo e diversificado. Esses espaços culturais têm um importante papel a cumprir junto à sociedade, no sentido de propiciar o desenvolvimento de uma postura crítica acerca das questões relativas à sustentabilidade do planeta e estimular uma consciência ecológica e solidária global. O Simpósio reunirá palestrantes internacionais da França e Estados Unidos, bem como especialistas de diferentes estados brasileiros (Amapá, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), a fim de proporcionar um debate a partir de diferentes realidades, pontos-de-vista e abordagens.
Clique no título

Abertas as inscrições para a 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

BELO HORIZONTE (13/05/10) - A partir da próxima segunda-feira (17) estarão abertas as inscrições para a segunda edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada por diversos municípios mineiros, com coordenação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). A novidade neste ano é que os participantes poderão fazer sua inscrição no site www.jornada.mg.gov.br, posteriormente enviando o formulário impresso para confirmação de sua participação. Com duração prevista para todo o mês de setembro, a jornada busca estimular a realização de atividades de educação e sensibilização da sociedade, favorecendo a transmissão de seus valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do Patrimônio Cultural Mineiro. Com o tema “Patrimônio Cultural e Cidadania”, a proposta para 2010 é que os participantes da Jornada Mineira desenvolvam, junto às ações de promoção dos valores culturais locais, atividades de mobilização dos cidadãos para uma atuação mais ativa e consciente de seus direitos e deveres em relação ao patrimônio cultural. Assim como em 2009, os participantes poderão desenvolver diferentes modalidades de ação como exposições, seminários, visitas guiadas, cursos e oficinas, apresentações culturais, festivais, feiras e publicações; bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, sempre relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural de sua cidade ou região. Adesões por toda Minas Gerais A primeira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada no ano passado, foi um grande sucesso, com cerca de 1.500 ações de preservação disseminadas por praticamente todo o território mineiro. A iniciativa teve grande repercussão estadual, nacional e até mesmo internacional, em função de ter recebido a chancela do Ano da França no Brasil. A proposta, inclusive, é de que a Jornada continue sendo um momento de intercâmbio entre os dois países. “A repercussão positiva da 1ª Jornada, que espalhou 1500 ações de preservação por todo o Estado, é um forte estímulo para a promoção da 2ª edição. Mais do que mobilizar diferentes segmentos sociais para uma ação conjunta em defesa do patrimônio cultural do Estado, essas iniciativas estimulam a busca de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade e a contribuição para a criação de redes mais amplas de circulação da produção cultural. A preservação do nosso patrimônio cultural é dever do poder público e motivo de mobilização do empresariado e dos parceiros na ação cultural”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Washington Mello.
Clique no título....

terça-feira, 25 de maio de 2010

PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

MATRÍCULAS ABERTAS
Aulas quinzenais, aos sábados, de 9 às 16 horas - Duração: 18 meses
Investimento: 18 parcelas de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais)
Informações: (21) 2278-3975 horário comercial e 2221-9221 a partir de 14 horas
sejadiplomata@isep.com.br e cursos@isep.com.br

Realização:
Instituto Superior de Estudos Pedagógicos - ISEP
Faculdade Bethencourt da Silva - FABES

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions