sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta - Você vai apagar as luzes?


Hoje, 28/03, às 20:30 governos, empresas e a população de todo o mundo está convidada a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Neste ano, ela pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta.

Agora só resta a cada um, criatividade para bolar o que fazer nesta hora sem luz. Empresas nos país inteiro estão surgindo com alternativas para as pessoas que pretendem colaborar com a hora do planeta. À luz de velas, restaurantes e hotéis irão servir suas refeições e até aulas especiais serão dadas nas academias esportivas. Vale tudo para mobilizar o planeta.

Clique no título para saber quem está na organização, quem já aderiu e como participar

Lançamento do livro Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização

O Centro de Preservação Cultural-USP/Casa de Dona Yayá tem o prazer de convidá-lo (a) para o lançamento do livro:

Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas Teóricos de Restauro Ateliê Editorial / FAPESP, 2009, 328p.

Autora: Beatriz Mugayar Kühl (É arquiteta formada pela FAUUSP, com especialização e mestrado pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, doutorado pela FAUUSP e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Desde 1998 é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, dedicando-se a disciplinas de história da arquitetura e de preservação. )

Dia 02 de abril de 2009
Local: CPC-USP Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo
Horário: 19h00 às 21h30

Mais informação:
Centro de Preservação Cultural
Universidade de São Paulo (CPC-USP)
Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista
01324-001 - São Paulo, SP - Brasil
tel/fax + 55 11 3106-3562

quarta-feira, 25 de março de 2009

`O Conjunto do Carmo de Cachoeira` ganha prêmio da ABCA


O livro “O Conjunto do Carmo de Cachoeira”, em edição do Programa Monumenta/Iphan, do Ministério da Cultura, acaba de ganhar o Prêmio Sérgio Milliet, da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA). A Associação é a seção brasileira da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), ONG criada em 1950 com apoio da UNESCO com o objetivo de apoiar todas as formas de crítica de arte. Anualmente, a ABCA premia artistas, críticos, historiadores, exposições, lançamentos e trabalhos de destaque. Em uma edição de luxo, o livro aborda a construção, as sucessivas intervenções, e as ações do Monumenta na recuperação do conjunto. Trata-se de uma publicação bilíngue sobre a arquitetura barroca do século XVIII da Igreja e Convento da Ordem Primeira do Carmo e da Igreja e Casa de Oração da Ordem Terceira do Carmo, ambos situados no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O livro aborda a história da cidade e do minucioso processo de restauração, conduzido pelo Programa Monumenta/Iphan, por que passaram estas igrejas e seu amplo acervo de peças sacras, que foram entregues à população em agosto de 2006.

O livro está disponível para download e está à venda em livrarias especializadas. Como venda a preço de custo faz parte da política de acessibilidade do Iphan, esta e outras publicações podem ser adquiridas no Setor de Publicações do Iphan: Setor Bancário Norte - Quadra 02 - Bloco F - Ed. Central Brasília - 1º subsolo - CEP 70040-020 - Brasília-DF, pelo telefone (61) 3414-6101 ou pelo e-mail publicacoes@iphan.gov.br.A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá dia 16 de abril, em São Paulo.
Mais informações: www.iphan.gov.br
Fonte: Programa Monumenta

Secretaria promove I Fórum de Museus do Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro é um dos estados com a maior concentração de museus do país: são 222 unidades museológicas e instituições afins mapeadas e cadastradas pelo Sistema Brasileiro de Museus do Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Tendo em vista a necessidade de valorização desse patrimônio através de uma política integrada, a Secretaria de Estado de Cultura promove, nos dias 26 e 27 de março, no auditório Gilberto Freyre do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16 – Castelo), o I Fórum de Museus do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é a implantação do Sistema Estadual de Museus. No Fórum, os participantes apresentarão propostas para a elaboração das diretrizes de ação do Sistema nos municípios do Estado. O Fórum reunirá secretários municipais, dirigentes de museus e instituições afins, gestores e técnicos para discutir as principais ações e medidas a serem implementadas pelo Sistema. A cerimônia de abertura contará com a presença da Secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, de representantes do Governo Federal, do Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN e da Superintendente Estadual de Museus, Márcia Bibiani, entre outros. O Sistema Estadual de Museus está sendo criado para incentivar e apoiar os museus de todo o estado, a fim de que eles cumpram a missão de fortalecer a história e a identidade cultural dos municípios em que atuam, explica a Superintendente Márcia Bibiani. A iniciativa busca, ainda, fomentar a política de interiorização da cultura que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Estadual de Cultura. A idéia é estimular museus do interior a fazer parte do Sistema Estadual de Museus.

terça-feira, 24 de março de 2009

"Revista Labor & Engenho"


Caros
É com muito orgulho que comunico que lançamos mais um número da nossa Revista!
Espero que apreciem e os convido a submeter artigos. Se puderem, por favor, ajudem na divulgação, afinal estamos tentando contribuir com a rede de pesquisas e foi fruto de muito esforço e tanto nosso quanto dos autores! Segue a comunicação oficial do Prof. André Argollo
Obrigada
Att.
Débora Mortati

Caros leitores,
Ref.: lançamento de mais um número da "Revista Labor & Engenho".
A Revista Labor & Engenho : planejamento, patrimônio e paisagem acaba de publicar seu último número em http://www.labore.fec.unicamp.br/index.php/testedoedipo. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.
Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,
André Munhoz de Argollo Ferrão
argollo@fec.unicamp.br

segunda-feira, 23 de março de 2009

Iphan lança 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A participação do evento está aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio nas Superintendências Regionais do Iphan.

O prêmio está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Cada ação poderá ser inscrita em somente uma categoria. Os candidatos devem apresentar as ações em forma de dossiê, datilografado ou impresso em ambiente word. Ao dossiê, é necessário agregar elementos iconográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material ilustrativo ou produto – elementos que possibilitem a plena caracterização da atividade – tais como: desenhos, fotografias, slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, fitas cassete e de vídeo, cd rom, cd, dentre outros. Os participantes devem apresentar também um resumo da ação – no máximo duas páginas de 30 linhas – com o objetivo de facilitar a divulgação.

As ações serão pré-selecionadas por comissões constituídas nas Superintendências Regionais do Iphan, compostas por representantes das diferentes áreas culturais da região, presididas pelos superintendentes regionais. A partir disso, as ações selecionadas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan e por representantes de instituições do Governo Federal e outras entidades ligadas à preservação do patrimônio cultural. Os vencedores serão anunciados durante o mês de julho, juntamente com a data e local onde acontecerá a cerimônia de entrega das premiações. O prêmio é constituído de um troféu, um certificado e 20 mil reais.

O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição.

ICCROM promove curso de conservação do patrimônio cultural


O Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural (ICCROM) irá promover, em novembro, o curso “Conservação Preventiva: Reduzindo os riscos para o Patrimônio Cultural”. O seminário será realizado na Universidade Andina Simón Bolívar, em Quito, no Equador, entre os dias 9 e 27 de novembro.

O curso irá abordar a conservação do patrimônio e a gestão de riscos, enfocando tanto o patrimônio móvel quanto o imóvel. Um dos objetivos é definir a noção de risco, suas interpretações e aplicações atuais no âmbito do patrimônio cultural. Serão estudadas técnicas para prever os diferentes tipos de risco. Os inscritos participarão de dinâmicas de grupo e irão analisar casos concretos.

O seminário é dirigido a arquitetos, engenheiros, arqueólogos, museólogos, educadores, curadores de exposição, entre outros. O curso é limitado a 22 participantes, que passarão por um processo de seleção. O custo é de US$ 325 e os interessados deverão enviar sua proposta de inscrição até o dia 4 de maio.
O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico:
http://www.iccrom.org/eng/01train_en/forms_en/applfrm_es.doc
Mais informações
PC 09 - Collections Unit - ICCROM
13, via di San Michele
I-00153 ROME RM, ITALY
Tel (39) 06 585531 Fax (39) 06 58553349
E-mail: collections@iccrom.org
Fonte: Ascom - Arin Iccrom2

domingo, 22 de março de 2009

UNESCO se deshace en elogios al condecorar a Eusebio Leal , historiador de la ciudad/Habana/Cuba

El Historiador de la Ciudad, Eusebio Leal Spengler, fue condecorado este lunes en París, con la Medalla del Decenio Mundial del Desarrollo Cultural de la UNESCO. Poco antes, Leal ofreció una clase magistral sobre La Habana Vieja
Saiba + clicando no título....

La Habana, una galería a cielo abierto


Bajo el auspicio de la Oficina el Historiador de la Ciudad, la embajada de Francia en Cuba y el Museo del Louvre se exhibirán hasta el 18 de mayo, día internacional de los museos, 101 reproducciones de obras maestras de las artes plásticas europeas, representativas de los diferentes estilos comprendidos entre los siglos XIII al XIX.
Para saber + clique no título...

La Décima Bienal en el Centro Histórico - Habana/Cuba


De sitio ideal para la celebración de la Décima Bienal calificó a La Habana Vieja el presidente del Consejo Nacional de las Artes Plásticas y director del Comité Organizador del magno evento, Rubén del Valle. En conferencia de prensa, celebrada este jueves 19 en el Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, se conoció que el Centro Histórico es uno de los principales circuitos expositivos y teóricos de esta edición que, con la asistencia de alrededor de 300 artistas de más de 54 países y bajo el lema «Integración y resistencia en la era global», celebra sus 25 años de existencia además de la reapertura, tras su remodelación, de la sede del Centro Lam.
Para saber + clique no título....

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions