quarta-feira, 12 de novembro de 2008


A Casa da Anpuh é a Secretaria do XXV Simpósio Nacional de História, a ser realizado em julho de 2009. Mas, mais do que isso, a Casa é um centro irradiador de cultura. Contando com uma livraria, loja de artesanato, eventos culturais, e projetos de incentivo à leitura, a Casa é um ponto de encontro de todos aqueles que desejam discutir sobre História, outros temas e, principalmente, pessoas. A casa da Anpuh se localiza na Área II do Centro de Humanidades da UFC- bem ali, depois do bloco didático de Biblioteconomia- e está de portas abertas, esperando sua visita e sua contribuição para que muito se discuta e se realize no Simpósio que se aproxima. Não se demore e venha conhecer a nossa casa!

A Casa da Anpuh começa agora a campanha Outra História de doação de livros científicos. O objetivo da campanha é trazer ao alcance de todos livros de História dos mais variados, garantindo que artigos e teses sejam disseminados e enriqueçam o mundo acadêmico. Se você é acadêmico de História (ou mesmo outras áreas) e tiver livros publicados seus ou de outros, doe-os à Casa da Anpuh e ajude-nos a promover uma preciosa troca de conhecimentos ao mesmo tempo em que construímos o XXV Simpósio Nacional de História! Participe! Vá a Casa da Anpuh e doe seus livros! Entre em nossa comunidade: http://www.orkut.com.br
http://casadaanpuh.blogspot.com/

FAOP inscreve para evento de restauração e oferece 45 vagas para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais

Estão abertas até o dia 28 de novembro, sexta-feira, as inscrições para o 2º Seminário Cultural: Conservação e Restauração de Bens Culturais, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), instituição da Secretaria de Estado de Cultura. As são vagas limitadas. A FAOP está lançando, também, o Processo Seletivo para preenchimento de 45 vagas do Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade - EARMFA, da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP: 30 são gratuitas. Estão abertas, até o dia 28 de novembro, as inscrições para o seu processo seletivo.

MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Evento propõe o debate, a troca e o diálogo e lança o Caderno de Diretrizes Museológicas 2

Neste fim de ano, a área de Museologia no estado de Minas Gerais ganha novo impulso com a realização do 2º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais, dedicado ao tema “Mediação em Museus: curadorias, exposições e ação educativa”, promovido pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - SUM/SEC. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2008, em Belo Horizonte, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21. Funcionários). Nessa ocasião será lançado o Caderno de Diretrizes Museológicas 2, publicado pela SUM, reunindo 11 artigos que abordam o mesmo tema do 2º Encontro. As inscrições para o Encontro são limitadas. Os interessados devem procurar a SUM pelo telefone (31) 3269.1168.

A realização do 2º Encontro Estadual de Museus é resultado da urgência em se traçar, junto à comunidade museológica de Minas Gerais, um plano de ações que garanta a implantação, de fato, e a institucionalização do SEM no estado. “A consolidação do Sistema Estadual de Museus pode ser um importante passo para transformar a realidade dos museus mineiros”, afirma Letícia Julião, Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais. Uma entidade como essa pode ser vetor de desenvolvimento e qualificação das exposições, das pesquisas e das ações educativas oferecidas pelos museus. O Encontro reunirá vários especialistas convidados de Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro, dentre eles, alguns dos autores do Caderno de Diretrizes Museológicas 2.

Fonte: SEC MG

SANTA CATARINA, Florianópolis - Em comemoração aos 180 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Santa Catarina, o Instituto Carl Hoepcke,

SANTA CATARINA, Florianópolis - Em comemoração aos 180 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Santa Catarina, o Instituto Carl Hoepcke, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), inaugurou a exposição Alexander von Humboldt 1769-1859. A mostra foi aberta na última sexta-feira (07//11), data da chegada dos primeiros imigrantes alemães a Santa Catarina, na Biblioteca Pública do Estado. Com entrada franca, a visitação vai até o dia 30, das 8h às 19h15.

A exposição foi criada em 1999 pelo Instituto Goethe, Institut für Auslandsbeziehungen, do InterNaciones Institut e pela Deustche Welle de Colônia, Alemanha. Com o objetivo de comemorar os 200 anos da viagem de Humboldt pela América Latina, entre 1799 e 1804, é composta por 31 pôsteres que ilustram a vida do naturalista alemão. Humboldt nasceu em Berlim, em 1769, e é considerado o mais influente estudioso das ciências naturais no século XIX.

Exposição: Alexander von Humboldt 1769-1859
Abertura: sexta-feira, 7 de novembro, às 19 horas
Visitação: de 8 a 30 de novembro, das 8h às 19h15
Onde: Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, rua Tenente Silveira, 343. Telefone: 3028-8063
Quanto: gratuito

Fonte: FCC

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions