terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getulio Vargas

Foi lançado pela Pallas Editora, em 06 de dezembro, na Livraria Unibanco Arteplex, o livro "Histórias do Movimento Negro no Brasil - Depoimentos ao CPDOC", organizado por Verena Alberti e Amilcar Araújo Pereira. A obra reúne depoimentos de lideranças do movimento negro no Brasil colhidos entre 2004 e 2007 pelo Programa de História Oral do CPDOC.
http://www.cpdoc.fgv.br/informativos/mails/48.htm

domingo, 9 de dezembro de 2007

IX Encontro Nacional de História Oral – ABHO - 22 a 25 de abril de 2008

A Associação Brasileira de História Oral (ABHO) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o IX Encontro Nacional de História Oral, evento que ocorrerá de 22 a 25 de abril de 2008 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

A Associação Brasileira de História Oral atua desde 1994 incentivando a pesquisa e proporcionando espaços para o debate, a divulgação de trabalhos e a troca de experiências entre investigadores, de modo a congregar os interessados dos diferentes campos do conhecimento na metodologia da história oral. Desde a data da sua criação, a ABHO vem promovendo eventos, em âmbito regional e nacional, procurando contribuir para a difusão do conhecimento e para a formação dos pesquisadores, oferecendo atividades de aperfeiçoamento para todos os níveis.

O IX Encontro Nacional de História Oral, intitulado Testemunhos e Conhecimento, pretende suscitar reflexões e discussões sobre a produção do conhecimento em história e a complexa relação estabelecida na produção e uso das fontes orais. Trata-se de uma questão de fundo que vem sendo debatida pelos pesquisadores da área, a qual é importante voltar recorrentemente, tendo em vista, especialmente, o estabelecimento de alguns consensos sobre princípios e procedimentos característicos da pesquisa histórica com fontes orais. Esta preocupação atende não apenas ao interesse interno desse campo de pesquisa, mas a demandas políticas, institucionais e sociais que se apresentam com freqüência. O trabalho com testemunhos abre perspectivas que estão muito além da sua consideração em termos jurídicos clássicos - de estabelecimento do real e do verdadeiro - embora essa seja uma demanda política e social importante, na qual os historiadores tradicionalmente desempenharam um papel. Neste sentido, o contexto de questionamento e debate sobre a natureza do conhecimento histórico, dentro do que se convencionou chamar emergência de (novos) paradigmas, deve ser considerado se quisermos compreender as mutações da história e em especial as inovações e caminhos abertos pela e para a história oral.

Para apresentação e discussão das pesquisas estão abertas inscrições pelo endereço: http://www.encontroabho2008.org.br/

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions