quinta-feira, 5 de abril de 2012

Simpósio Internacional de História Pública - inscrições até 30 de abril

Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos

Chamada para trabalhos

As inscrições para exposição de trabalhos no Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos estão abertas. O evento, que lida com um tema inédito no Brasil, recebe propostas para apresentações em múltiplos formatos, em sua primeira chamada, entre os dias 1º e 30 de abril de 2012.
Sob a expressão “história pública” reúnem-se múltiplas iniciativas em favor da difusão do conhecimento histórico para amplas audiências. Adotá-la significa ter em mente que a história não é aprendida e assimilada somente por meio da educação formal; praticá-la requer uma série de habilidades, métodos e especializações capazes de garantir que a preservação, a interpretação e a difusão do conhecimento histórico sejam feitas de maneira responsável e integrada.
Como a consciência e a cultura histórica de um povo são, em grande medida, moldadas pelas visões do passado que lhe chegam através de variados meios de publicização, o compromisso do historiador público não é modesto. Ele deve ser um mediador dedicado à dupla articulação da história pública: respeitar a integridade do conhecimento histórico e harmonizá-lo às formas criativas que história e memória podem adquirir quando levadas a público.
Este Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos tem como meta avançar nas discussões sobre a ampla gama de questões teóricas e práticas em torno da história pública no Brasil, visada em perspectiva internacional. Promovido pelo Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (NEHCI-USP) e sediado nas dependências da Universidade de São Paulo de 16 a 20 de julho de 2012, ele funcionará como um grande laboratório para a reunião de pesquisadores acadêmicos, profissionais, professores, estudantes e demais interessados em discutir temas e formular questões, ensaiar a solução de problemas, compartilhar ideias e experiências, avaliar o papel da criatividade e da inovação na difusão do conhecimento histórico.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions