quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

GESTIÓN Y DIFUSION DEL PATRIMONIO CULTURAL - Argentina

El Centro Internacional para la Conservación del Patrimonio, Argentina, organiza su Programa Master en Conservación del Patrimonio en tres ciclos formativos complementarios:
Perfeccionamiento, Especialización y Maestría.

La formación integral que propone está ordenada en 10 Áreas y más de 90 Módulos.
Su estructura abierta ofrece una respuesta actualizada y cambiante para dar respuesta a variadas necesidades y a las diversidades regionales.

El curso Gestión y Difusión del Patrimonio Cultural capacita para:
Manejar las herramientas básicas de la gestión para el desarrollo sustentable del patrimonio
Entender y abordar el significado de obras de valor patrimonial
Abordar informes para la difusión y puesta en valor del patrimonio cultural
Encarar acciones de fomento e impulso al patrimonio
Detectar desajustes generales y activar propuestas de intervención sobre el patrimonio

Dirigido a Graduados de Carreras Terciarias o Universitarias de distintas disciplinas.
Plan de Cursado El aspirante deberá cursar y aprobar los siguientes módulos:
M. 2.2. Teoría e Historia de la Conservación del Patrimonio
M. 2.7. Metodología de la Investigación
M. 6.1. Economía
M. 6.2 Políticas de Intervención en Centros Históricos
M. 6.3 Tecnología y Gestión
M. 6.5 Políticas en Conservación y Sostenibilidad del Patrimonio
M. 7.2 Legislación para la Conservación del Patrimonio
M 9.1 Turismo y Patrimonio
M 9.4 Comunidad, Desarrollo y Participación

El curso concluye con una Monografía o Proyecto de Perfeccionamiento.
El Curso 2009 se desarrollará en tres encuentros
Abril 15-16-17
Julio 22-23-24
Octubre 21-22-23
El Dictado de clases es de jornada completa
Tanto los módulos como las fechas pueden sufrir alteraciones por razones de organización
Requisitos para la inscripción
El aspirante deberá presentar para la inscripción:
Nota de admisión al curso;
Fotocopia del titulo;
Currículo sintético;
Fotocopia de documento identidad;
Una foto.
Aranceles
Matricula de inscripción: $ 362.-
1 pago de $ 384.-
o 3 pagos de $ 148.-
Los certificados son de carácter académico, no oficiales ni habilitantes.
Director Académico: Arq. Jorge Néstor Bozzano

Informes e Inscripciones: CICOP Argentina
Perú 272, CP 1067. Buenos Aires. Tel/Fax: (011) 4343-2281.
E-mail: cicop@sinectis.com.ar Web: www.cicopar.com.ar
Atención al público: Lunes a viernes de 14 a 19 hs.

Fonte: Luzia Joinhas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O céu é aqui - Um milhão de brasileiros deve participar da programação de eventos do Ano Internacional da Astronomia



Pesquisa FAPESP
Em 2009, um contingente estimado em dez milhões de pessoas no mundo inteiro – sendo um milhão só no Brasil – será convidado a olhar para o céu. Trata-se da programação do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá nos próximos meses milhares de eventos em 136 países.

O megaevento foi aberto oficialmente no dia 15 de janeiro numa cerimônia na sede da Unesco em Paris. A extensa programação internacional da abertura incluiu debates sobre o papel da astronomia na sociedade, apresentações sobre os principais momentos da astronomia moderna, observações em tempo real e videoconferências ao vivo envolvendo alguns dos principais observatórios do planeta – como a Estação do Polo Sul e o VLT (Very Large Telescope), localizado em Cerro Paranal, no Chile.

No Brasil, o megaevento foi inaugurado numa solenidade no Planetário do Rio de Janeiro, que abriu suas portas gratuitamente durante quatro dias. Já a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) colocou telescópios em diversas praças da cidade, tanto na região central como na periferia. Outro destaque foi a reabertura do Observatório Astronômico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desativado desde a década de 1980. A programação vai espalhar-se por todos os estados brasileiros. Haverá observação do céu por meio de telescópios em locais públicos, palestras, exposições e shows de planetários, entre outros. Distribuída por 210 pontos do país, a organização está a cargo de três mil voluntários, entre astrônomos amadores, pesquisadores, professores de escolas e estudantes. A programação do evento está disponível no endereço eletrônico www.astronomia2009.org.br. (Para saber mais, clique no título)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

IV Encontro Ministério Público em Defesa do Patrimônio Cultural


O “IV Encontro Ministério Público em Defesa do Patrimônio Cultural” será o mais importante evento do Ministério Público em Defesa da Preservação do Patrimônio Cultural. Este é, na verdade, um momento único na luta pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Seus principais objetivos são:
- Debater os principais instrumentos judiciais e extrajudiciais aptos à tutela do patrimônio cultural.
- Discutir as normas existentes sobre a defesa e a promoção dos bens culturais.
- Traçar estratégias para a atuação integrada do Poder Público e da Sociedade para a efetiva tutela do patrimônio cultural brasileiro.
- Aprofundar os debates sobre aspectos de vanguarda na ação em defesa do patrimônio cultural, tais como: Tráfico de bens culturais; Crimes contra o patrimônio cultural; Turismo Cultural; Improbidade Administrativa; Tutela jurisdicional e extra-jurisdicional; Museus, Quantificação de danos, Urbanismo e Patrimônio; Unidades de Conservação; Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável etc.
- Promover intercâmbio entre as diversas instituições e atores envolvidos com a tutela do patrimônio cultural em âmbito nacional e internacional.
- Difundir boas práticas desenvolvidas em defesa do patrimônio cultural.

As inscrições para o IV Encontro do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural serão feitas exclusivamente neste site, a partir de 07 de janeiro de 2009. O pagamento da inscrição poderá ser feito através de depósito em conta corrente ou boleto bancário, conforme preferência do congressista.
Maiores informações: clique no título

Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2009




MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2009. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio é destinado àqueles que contribuem significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Instituição, que premiará a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia a seus avanços.

A instituição vencedora dessa edição será agraciada com um diploma e troféu, e o seu dirigente receberá passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados por entidades do setor.

O resultado será anunciado pelo CNPq em 19 de Junho, pelo endereço www.cnpq.br/premios/josereis, que também tem outras informações sobre o prêmio.

Inscrições
As instituições interessadas em concorrer ao prêmio têm até 11 de maio para efetuar inscrever trabalhos relevantes desenvolvidos no âmbito institucional. Para participar, deverão enviar, pelo correio, o Currículo Lattes atualizado, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço: CNPq – Serviço de Prêmios - SEPN 507, Bloco B, Sala 203 - Brasília (DF) - CEP 70.740-901.

José Reis
O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. Ao longo da história do concurso foram premiados veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão e pesquisadores e seus trabalhos individuais.

Fonte: UFMG e CNPq

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Olhar para o passado para construir o futuro




Um centro de aprendizagem prática de técnicas de conservação do património destacado pelo seu trabalho com jovens delinquentes.

Para muitos, as Jornadas Europeias do Património Englishfrançais, que decorrem anualmente em Setembro, constituem uma oportunidade de visitar monumentos e sítios normalmente encerrados ao público. Mas também proporcionam uma ocasião para descobrir como o património cultural pode ser importante para a sociedade moderna.

A Maison du Patrimoine fica na região da Borgonha, em França. Rodeado por colinas de vinhedos ondulantes, com os seus telhados de lousa preta e as suas paredes em pedra calcária ocre e cor de ferrugem, este conjunto de edifícios parece tirado de uma revista de viagens.

Mas nem sempre foi assim! Nos anos 70, os edifícios encontravam-se ao abandono e os seus telhados e paredes começavam a desmoronar-se. Desde então, têm vindo a ser restaurados por centenas de voluntários, muitos deles jovens delinquentes. Mais do que o seu valor histórico ou arquitectónico, é este o factor que explica o destaque dado à Maison du Patrimoine na comemoração do património europeu em 2008.

Mas a Maison du Patrimoine em Saint Romain não é um caso único. Outro projectos dignos de relevo PDFEnglish incluem a reconversão de uma fábrica da era soviética num bloco de apartamentos na Estónia e um programa no Reino Unido que promove a participação das minorias étnicas na conservação do património cultural. Prevê-se que cerca de 20 milhões de pessoas visitem mais de 30 000 monumentos e sítios históricos durante a edição de 2008 das Jornadas Europeias do Património.

Para Serge Grappin, conselheiro em educação na Maison du Patrimoine, a conservação do património histórico não se limita à recuperação de catedrais e castelos, passando também pela reconstrução de vidas. Serge passou 10 anos a angariar fundos para comprar os edifícios em ruínas e supervisionou a sua recuperação ao longo três décadas, um trabalho que ainda continua.

Muitos dos voluntários são jovens delinquentes condenados por crimes que vão desde o consumo ilegal de drogas ao assalto à mão armada. Acompanhados pelos seus formadores, passam duas semanas no centro, trabalhando ao lado de alunos do ensino regular.

Através do seu trabalho, os voluntários adquirem competências sociais e práticas que os ajudam a afastar-se do seu passado de delinquência. A sua auto-estima é reforçada quando vêm quanto os locais apreciam o seu trabalho. Alguns enveredam mesmo por carreiras na conservação de monumentos históricos.

«O património é um instrumento de educação fantástico», afirma Serge Grappin. «As casas têm uma nova vida – e os jovens também.»
Fonte: Comissão Européia

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions