
MINAS GERAIS, Belo Horizonte - Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2009. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio é destinado àqueles que contribuem significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público.
Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Instituição, que premiará a instituição ou veículo de comunicação coletivo que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia a seus avanços.
A instituição vencedora dessa edição será agraciada com um diploma e troféu, e o seu dirigente receberá passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados por entidades do setor.
O resultado será anunciado pelo CNPq em 19 de Junho, pelo endereço www.cnpq.br/premios/josereis, que também tem outras informações sobre o prêmio.
Inscrições
As instituições interessadas em concorrer ao prêmio têm até 11 de maio para efetuar inscrever trabalhos relevantes desenvolvidos no âmbito institucional. Para participar, deverão enviar, pelo correio, o Currículo Lattes atualizado, uma justificativa em que evidencie sua significativa contribuição à divulgação científica, cópias dos trabalhos mais importantes e a ficha de inscrição preenchida para o endereço: CNPq – Serviço de Prêmios - SEPN 507, Bloco B, Sala 203 - Brasília (DF) - CEP 70.740-901.
José Reis
O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. Ao longo da história do concurso foram premiados veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão e pesquisadores e seus trabalhos individuais.
Fonte: UFMG e CNPq
Nenhum comentário:
Postar um comentário