sábado, 17 de março de 2012

Porto de Santos Lança Museu Virtual

Nascido no Dia de Iemanjá e portanto sob as bênçãos da Rainha do Mar, o porto de Santos acaba de completar 120 anos de desenvolvimento contínuo. Um dos eventos comemorativos foi o lançamento, em solenidade com empresários e autoridades, do livro intitulado ‘Paisagens Culturais da Baía de Santos’, com depoimentos de trabalhadores do porto e moradores do entorno, e ainda de um museu virtual interativo www.arqueoparque.com/Comunidades/Museu_Virtual/Galerias/Santos_Cultural .
O acervo do museu resultou de três anos de pesquisas desenvolvidas pela empresa Documento Patrimônio Cultural – Arqueologia e Antropologia, contratada pela Codesp para elaborar o projeto arqueológico do Porto. Segundo a coordenadora do trabalho, a arqueóloga Erika Robrhan González, o museu exibe fotos das peças retiradas de escavações, com ficha técnica explicativa, documentação histórica e planilhas.
O potencial é imenso ! A extensa história de ocupação humana da região recua pelo menos 4.500 anos. Os vestígios indígenas estão relacionados a diferentes grupos, com destaque para os construtores de sambaquis (amontoados de conchas de dimensões às vezes monumentais), os mais antigos, e os grupos de língua Tupi, que tiveram contato com os primeiros europeus. A partir daí a Baixada Santista protagonizou uma sequência de eventos relacionados à colonização e formação da sociedade nacional, tendo participado ativamente nos macro-ciclos econômicos do País, até se transformando no principal porto da América Latina.

Palestra “Plataforma Corisco: um novo tema para DSpace para acervos memoriais” – Projeto Memória & Informação


O projeto Memória & Informação, que promove palestras sobre estudos e pesquisas nas áreas de memória, documentação, preservação e informação, está de volta em seu 9º ano de atividades. No dia 21 de março, às 14h30, a série receberá o professor doutor Pedro Puntoni, que ministrará a palestra “Plataforma Corisco: um novo tema para DSpace para acervos memoriais”. O evento acontece na sala de cursos da FCRB e tem entrada franca.
Puntoni é coordenador do projeto Brasiliana USP, que está construindo um moderno edifício na Cidade Universitária em São Paulo, abrigando acervos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), além das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Na palestra, o professor falará sobre plataforma Corisco, um sistema integrado de aplicativos para sustentar a implantação e gerenciamento de bibliotecas digitais desenvolvido pela equipe da Brasiliana.
A solução busca garantir o apoio tecnológico ao processo social de disseminação dos projetos de digitalização, preservação e publicação dos acervos culturais e memoriais brasileiros.
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134
Botafogo 22260-000
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21.3289-4600

domingo, 11 de março de 2012

FFLCH recebe inscrições para simpósio de estudos judaicos


Estão abertas as inscrições para participação no VI Simpósio Nacional de Estudos Judaicos, que acontece entre 19 e 21/6. Com promoção do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o evento acontecerá no prédio dos Departamentos de Filosofia e Ciências Sociais.
A proposta é difundir o diálogo com áreas afins à língua hebraica e à literatura e cultura judaicas. A programação do evento está disponível no site da FFLCH.
FFLCH
 
Local: av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária – São Paulo
Telefone: (11) 3813-6528
Data: de 19 a 21/6
E-mail: comunicacaofflch@usp.br

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions