sexta-feira, 3 de julho de 2009

paraTODOS

A Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) lança o paraTODOS - Folheto do patrimônio cultural de Campinas. Pensado para que o próprio leitor imprima e colecione, o panfleto número 01 está disponível na internet, no portal da Prefeitura, desde 1º de julho. A ideia é divulgar o patrimônio cultural da cidade em linguagem descontraída, apresentando, além de dados históricos e arquitetônicos, expressões culturais ligadas a cada bem.

O paraTODOS contará, a cada número, com um bem preservado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). O objetivo é chamar a atenção da população aos edifícios tombados da cidade e à relação que estes têm com o seu cotidiano, história e identidade. Pretende-se ampliar o conceito de patrimônio cultural para além das paredes dos imóveis e despertar um sentimento de apropriação daquilo que é, afinal de contas, para todos.

Seu formato é concebido para que o público imprima e colecione ao seu gosto. Por esse motivo, o veículo de publicação escolhido foi a internet. A partir do
site da CSPC pode-se acessar, salvar ou imprimir o folheto, que estará disponível no link Publicações.

Cada edição, de periodicidade quinzenal, apresenta uma breve descrição do bem, seu histórico e arquitetura. Em um mapa, localiza-se não somente o imóvel em questão, mas outros de interesse cultural em suas imediações. Uma seção em especial - Isso Também é Patrimônio - foi reservada para informações como atividades culturais ou curiosidades relacionadas ao bem.

A ideia de criar uma publicação de acesso fácil e custo zero caminha junto aos projetos de educação e conscientização patrimonial da CSPC.

Sobre a Equipe
A concepção dessa publicação é da Especialista Cultural da CSPC Rita Francisco, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), que é responsável também pelo projeto gráfico e pela editoração do folheto. A equipe conta ainda com textos do Estagiário Valdir Bertoldi Junior, Graduando em História (IFCH/Unicamp), e com a revisão da Especialista Cultural Renata Garms, Bacharel em Letras (IEL/Unicamp).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS - Belo Horizonte/MG



O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais.
Para saber + clique no título

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions