sábado, 12 de abril de 2008

X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

Os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco, em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Engenharia Urbana e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, o Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas e o Centro de Estudos da Conservação Integrada convidam os pesquisadores e estudiosos da história urbana a enviarem trabalhos para o X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.

Informações: http://www.ufpe.br/xshcu/

Indicações para a Ordem do Mérito Cultural 2008

O Ministério da Cultura informa que está aberto o prazo para a inscrição das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2008. O tema central da celebração desta edição será a homenagem a Machado de Assis, para assinalar o centenário da morte do escritor, um dos maiores expoentes da literatura nacional.

Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. As condecorações são entregues, anualmente, por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Desde a criação da homenagem, já foram agraciadas cerca de trezentas e cinqüenta personalidades nacionais e estrangeiras e mais de cinqüenta instituições, públicas e privadas.

As propostas de admissão e promoção deverão ser apresentadas até o dia 28 de maio, por meio de formulário específico.
>> Veja as informações na íntegra, bem como acesse o formulário para inscrições
Fonte: Márcio Bueno - Portal do Ministério da Cultura - http://www.bancocultural.com.br

Programa de Cooperação Cultural

A União Européia (UE) escolheu o Brasil este ano para fazer parte do Programa de Cooperação Cultural da União Européia e está disponibilizando €1 milhão (de Euros) para projetos culturais. Um edital foi lançado para a apresentação desses projetos, que ficará disponível até 1° de junho de 2008, onde o maior objetivo é receber sugestões que apoiem a cooperação cultural e proporcionem intercâmbios culturais.

Os projetos escolhidos serão financiados em até 50% num valor máximo de € 200 mil cada. Eles deverão ser apresentados por um consórcio composto de pelo menos três instituições, de três países membros da Comunidade Européia, associados ou em processo de adesão à UE, além de uma entidade do Brasil. As atividades previstas nos projetos deverão transcorrer entre o segundo semestre de 2008 e dezembro de 2010.


O Programa de Cooperação Cultural da União Européia foi lançado em 2000 e teve sua primeira chamada a um país terceiro em 2004, quando foi escolhida a Rússia, em seguida o Japão (2005-2006), China e Índia (2007-2009).

A escolha do Brasil neste momento demonstrou-se oportuna devido à convergência de interesses em promover a implementação da Convenção da Unesco sobre Promoção e Proteção da Diversidade e das Expressões Culturais e ao lançamento da parceria estratégica Brasil - UE em julho de 2007, em Lisboa.

Os procedimentos e os formulários para apresentação de projetos poderão ser acessados em português na página Procedimentos Administrativos.
Fonte: Narla Aguiar, Comunicação Social/MinC - http://www.bancocultural.com.br

Associação Brasileira de Encadernação e Restauro abre chamada para artigos

Textos relativos a projetos de conservação, restauro de obras em papel serão publicados no site da ABER

A Associação Brasileira de Encadernação e Restauro comunica que está recebendo artigos técnicos e textos sobre projetos de higienização, conservação e restauro de obras em papel, e assuntos relacionados, para publicação em seu site.

Os artigos devem ser enviados em formato Word, em qualquer formatação, para o email: aber@aber.org.br

Os autores serão comunicados sobre a publicação por e-mail e o texto será divulgado por meio do informativo do site, que conta com 3.500 assinantes.

Grupo português faz acordo com Senai para formar professores de restauro

Primeiro curso será voltado à restauração de cerâmicas; instituição portuguesa foi responsável por recuperação de azulejos em igrejas brasileiras

Um acordo para formação profissional de restauradores do patrimônio históricos foi firmada essa semana entre a Associação Espírito Santo Cultura (ligada ao grupo português Espírito Santo) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai). A parceria permitirá que, juntas, as duas entidades formem professores para o ensino de restauro de patrimônio histórico.
O acordo, assinado durante um encontro empresarial Brasil-Portugal, que foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), fará parte das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa.

A Espírito Santo Cultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vão trabalhar em conjunto para formar professores de modo a que possam capacitar mão-de-obra para as áreas de preservação, conservação e restauro de patrimônio histórico. Com esse objetivo, as duas entidades assinam hoje em São Paulo um protocolo de intenções.

O primeiro curso será voltado à formação de professores na área da restauração cerâmica. O anúncio foi feito durante a abertura da exposição de azulejos vindos do acervo do Museu Nacional do Azulejo (MNA). A Associação Espírito Santo Cultura foi responsável pelo trabalho de restauração dos azulejos da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador (Bahia) e da Igreja do Outeiro da Glória (Rio de Janeiro), e já coordenou cursos de formação profissional no setor de restauro em vários estados brasileiros, principalmente Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

A exposição abrange o período que vai do século XVI aos dias atuais e está apresentada de maneira cronológica para que o visitante possa perceber toda a originalidade da azulejaria. Além da importância histórica do acervo, os azulejos e cerâmicas — painéis, vasos, travessa e balaustres — mostram técnicas (ponta de diamante, enxarquetado e ponta de corda) e estilos distintos (barroco, rococó, neoclássico, art nouveau e art déco). Os motivos vão desde a influência árabe — arabescos, geométricos, mosaicos e composições que lembram tapetes persas —, até albarradas (florais), mitológicos, marítimos (alusão às descobertas de novas terras por Portugal), brasões de nobreza, cenas do cotidiano, hagiológicos (vida dos santos) e animais (principalmente macacos, influência da fauna das colônias tropicais).

Entre as relíquias que se destacam pela importância histórico-artística estão o painel de azulejos do brasão dos Bragança, casa real de Portugal e do Brasil, de 1558; um rodapé com motivo de macacos, de 1565; os painéis com inspiração moura, dos séculos XVI e XVII; e um mural em motivo floral, do século XVII.

Exposição: As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa
Local: Galeria de Arte do SESI – Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp
Datas e horários: até 20 de julho de 2008. De segunda-feira, 11h às 20 horas; de terça-feira a sábado, 10 às 20 horas; domingo, 10 às 19 horas.
Entrada: franca
Informações: (11) 3146-7405 / 7406 e sites
Fonte: http://aber.locaweb.com.br

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions