quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Seminário Internacional “Políticas de Gestão do Patrimônio Ferroviário” - 20/09, Unicamp



O Laboratório de Patrimônio Cultural da UNESP e o LABORE/UNICAMP convidam a todos para o Seminário Internacional “Políticas de Gestão do Patrimônio Ferroviário”, que será realizado nas cidades de São Paulo, Campinas e Assis. A abertura do evento acontece no próximo dia 20 de setembro, terça-feira, na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. O Seminário visa aprofundar discussões sobre a gestão do patrimônio industrial ferroviário, além de promover o intercâmbio técnico-científico entre diversas instituições nacionais e estrangeiras sobre linhas de pesquisa em história ferroviária e patrimônio industrial. O evento conta com o apoio do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Não é necessária inscrição para participar do seminário. A entrada é gratuita. Confira a programação do mês de setembro no link http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imprensa/img/anexo_nota_id_247.pdf

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Iphan busca contribuição para construção da Política Nacional de Educação Patrimonial


Os participantes do II ENEP - Encontro Nacional de Educação Patrimonial: perspectivas para a construção de uma política nacional já estão colhendo os frutos dos trabalhos realizados entre os dias 17 e 21 de julho, em Ouro Preto - MG, durante o do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, por exemplo, está elaborando duas portarias com diretrizes para as ações educativas no âmbito da instituição.
Um grande incentivo na construção de uma Política Nacional de Educação Patrimonial é a inclusão de uma atividade de Educação Patrimonial no Programa Mais Educação do Ministério da Educação, a partir da participação deste ministério no II ENEP e da mobilização da platéia neste sentido. Outros participantes do encontro também têm relatado os desdobramentos do II ENEP, o que demonstra o princípio de uma mobilização nacional em prol da Educação Patrimonial.
Para manter a participação de todos os interessados no tema da Educação Patrimonial, o Iphan está disponibilizando o Documento final II ENEP e recebendo suas contribuições, até do dia 30 de setembro para que o processo de elaboração dessa política continue a ser construído de forma coletiva e democrática. As sugestões, individuais ou coletivas, para alteração do texto devem ser enviadas para:educacaopatrimonial.encontro@gmail.com. Todas as contribuições serão disponibilizadas pelo blog da Casa do Patrimônio de Ouro Preto/Projeto Sentidos Urbanos: http://programasentidosurbanos.blogspot.com/, e serão compiladas e sistematizadas pela equipe da Coordenação de Educação Patrimonial do Iphan, com auxílio do grupo de redação do encontro. O documento final será publicado no site do Iphan e dos parceiros da rede Casas do Patrimônio.

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GÊNERO, SEXUALIDADE E MÍDIA

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GÊNERO, SEXUALIDADE E MÍDIA:

'via Blog this'

segunda-feira, 12 de setembro de 2011


A Equipe Editorial e Executiva comunica o lançamento do segundo número da Revista Angelus Novus, publicação dos pós-graduandos em História Econômica e História Social da Universidade de São Paulo.
A revista, de periodicidade semestral, pode ser consultada no próprio site (www.usp.br/rane tem por finalidades difundir a produção científica dos pós-graduandos em História, além de propiciar o debate teórico e historiográfico, em qualquer área e linha de pesquisa.
A Equipe informa ainda que devido ao grande número de artigos recebidos para os dois primeiros números, não será aberta chamada de novas submissões para o terceiro número, já em fase de finalização.
Maiores informações: angelusnovus@usp.br
Twitter: @revangelusnovus
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Revista-Angelus-Novus/119560488101018

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions