sábado, 11 de agosto de 2012

Foto

La Universidad de Salamanca y 11 instituciones académicas de Brasil fundan la ‘Red Salamanca de universidades brasileñas’

31/07/2012 | Comunicación Universidad de Salamanca
El convenio pretende facilitar la movilidad de estudiantes, docentes e investigadores, impulsar la creación de dobles o múltiples titulaciones y favorecer la creación de equipos de investigadores interuniversitarios e internacionales

El rector, Daniel Hernández Ruipérez, asiste al acto de constitución de la Red celebrado en la Universidad Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil)

La Universidad de Salamanca, junto a once instituciones académicas de Brasil, ha fundado la “Red Salamanca de universidades brasileñas” con la finalidad de facilitar la movilidad de estudiantes, docentes e investigadores, impulsar la creación de dobles o múltiples titulaciones y favorecer la creación de equipos de investigadores interuniversitarios e internacionales.

El acto de constitución de la Red se celebró en la tarde de ayer en la Universidad Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil), con la presencia del rector, Daniel Hernández Ruipérez, y los rectores de la universidades firmantes del acuerdo: Universidad do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal Fluminense y Universidade de São Paulo.

El convenio marco multilateral contempla también la incorporación de la Universidad de Coimbra (Portugal) como institución colaboradora, que se vincula a la Universidad de Salamanca mediante la alianza estratégica para el Campus de Excelencia Internacional “Studii Salamantini”, a la que se encomiendan labores de mediación e interlocución con el “Grupo Coimbra de Universidades Brasileñas”, de la que es madrina honorífica.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Estuques decorativos em Portugal

Clique na foto para ampliar
Estão abertas as inscrições para o curso  "Estuques decorativos em Portugal", ministrado pela professora e pesquisadora Isabel Mendonça, com o apoio da Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa.
As aulas serão nos dias 20, 22, 24, 27, 29 e 31 de agosto, 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 18 às 21 horas, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O publico alvo é de arquitetos, designers, museólogos e decoradores.
 Ao longo de seis sessões deste curso será abordada a evolução histórica e artística desta arte em Portugal, não perdendo de vista os exemplos contemporâneos mais significativos nos restantes países europeus.  Os estuques decorativos tiveram um papel fulcral na dinamização dos interiores civis e religiosos, sobretudo a partir do séc. XVIII, existindo ainda em Portugal numerosos e interessantes exemplos que urge preservar. 
:: Sobre Isabel Mendonça

A professora Isabel Mendonça é doutora em História da Arte e diretora do Centro de Estudos de Artes Decorativas da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espirito Santo, e investigadora integrada do Instituto de Historia de Arte da Universidade Nova de Lisboa. A docente tem extenso currículo acadêmico, tendo lecionado durante anos as cadeiras sobre história da arte. Como pesquisadora, atuou em vários projetos, dentre eles Amazonia Felsinea – Jose Antonio Landi: itinerário e cientifico. 

:: Inscrições
Valor: R$ 150,00 profissionais / R$ 80, 00 (estudantes) 

Vagas limitadas. Haverá certificado de participação.

Informações/inscrições: tel. 21 3289-4660; e-mail: memoria@rb.gov.br.
-- 

Arquivo do Estado disponibiliza acervo on line do projeto Preservação da memória da escravidão em São Paulo no século XIX



http://www.arquivoestado.sp.gov.br/viver/escravos.php

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

New Fossil Finds Confirm That Human Ancestors Were Not Alone in East Africa



The big-brained, upright primates of the genusHomo—the group to which we modern-day humans belong—evolved in East Africa around 2.4 million years ago. By half a million years later, Homo erectus, from whom we’re directly descended, was walking the plains near Lake Turkana in what is now Kenya. But anthropologists have increasingly come to believe that Homo erectus wasn’t the only hominid around. Three newly discovered fossils,detailed online this week inNature, confirm that at least two other Homo species lived nearby—providing the strongest evidence yet thatseveral evolutionary lineages split off in the genus’s early days.

http://blogs.discovermagazine.com/80beats/2012/08/09/new-fossil-finds-confirm-that-human-ancestors-were-not-alone-in-east-africa/?utm_medium=referral&utm_source=pulsenews

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Regulamentação da profissão de historiador

Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais aprovaram nesta manhã o projeto PLS 368/09, que regulamenta a profissão de historiador, e estabelece as qualificações necessárias para o exercício da profissão. O projeto foi aprovado com a Emenda nº 1, apresentada pelo senador Alvaro Dias no Plenário para aperfeiçoar o texto. A emenda do Líder do PSDB (apoiada tanto pelos senadores da CAS como das comissões de Constituição e Justiça e também a de Educação, onde o projeto já foi aprovado) estipula quais atividades são atribuições dos historiadores, como, por exemplo, a organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História. O projeto original não especificava claramente essas atribuições. A matéria agora vai à Secretaria-Geral da Mesa. (Postado por Eduardo Mota – assessoria).l

MinC divulga número atualizado de propostas admitidas pela Lei Rouanet


O Ministério da Cultura divulgou planilha atualizada com o quantitativo por área das propostas admitidas pelo mecanismo de renúncia fiscal da Lei Rouanet, no período de fevereiro a julho. De acordo com a Instrução Normativa nº 1 de 2012, a admissão de novas propostas está limitada, durante o ano, em 6.300, e respeita os limites por área cultural. Nas Artes Cênicas, o limite é de 1.500 projetos; nas Artes Visuais, até 600 projetos; em Humanidades, até 900 projetos; na Música, até 1.500 projetos; no Patrimônio Cultural, o limite é de 600 projetos; e no Audiovisual é de 1.200 projetos. Segundo o MinC, a medida estabelecida na IN atende ao princípio da não concentração, exigido pelos órgãos de controle e já é prevista no artigo 19 da Lei Rouanet.
Clique aqui para conferir a tabela.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions