quinta-feira, 30 de abril de 2009

Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009: Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial - 4 de maio a 19 de junho



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou essa semana o Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009: Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial. De 4 de maio a 19 de junho, as Superintendências do Iphan em todo o país estarão recebendo projetos técnicos de documentação ou de melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes, modos de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas e de descendentes de imigrantes, entre outras. Os recursos disponíveis para os projetos contemplados no edital são da ordem de R$ 735 mil. Mais informações no material em anexo.
Mais informações: Gerência de Apoio e Fomento
Departamento do Patrimônio Imaterial/Iphan
(61) 3414-6138 / 6195 / 6135 / 6137

Assessoria de Comunicação: Iphan / Monumenta
Fones: 3326 6864 / (61) 3326 8907 / (61) 9972 0050
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

II Encontro de Preservação, Memória e Patrimônio Cultural / VI Festival América do Sul - 29 de abril a 3 de maio, Corumbá/MS


Com o tema “Patrimônio Cultural: Ponte entre Realidades e Culturas”, a segunda edição do Encontro de Preservação, Memória e Patrimônio Cultural tem espaço garantido na programação do VI Festival América do Sul, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Corumbá. No evento, nos dias 1° e 2 de maio, serão discutidos os procedimentos para a salvaguarda e manutenção de acervos culturais no âmbito sul-americano. O encontro, que é coordenado pelo diretor do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), Rafael Maldonado, acontecerá no auditório do Hotel Nacional. Com mesas que contemplam participantes do Brasil, Uruguai e Paraguai, o encontro deve fomentar o intercâmbio de experiências, tendo em vista a relevância, conforme os organizadores, de se pensar ações de integração cultural.
Os objetivos do evento são norteados pela Declaração da Cidade de Salvador, elaborada pelos participantes do I Encontro Ibero-Americano de Museus, em 2007. Consta como uma das diretrizes pontuadas nesse documento a necessidade de “fomentar a proteção e a divulgação do patrimônio cultural ibero-americano, por meio da cooperação entre os países, assim como promover o diálogo intercultural entre os povos”.
São parceiros na realização do evento a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, o Instituto Luís de Albuquerque, o Fórum de Museus de Mato Grosso do Sul e o MIS-MS.

O II Encontro acontece em dois momentos. No primeiro dia o tema é “Diversidade Histórica e Patrimônio Cultural na América do Sul”, com participação de Clarisse Isfrán Echauri, directora de Catalogación del Patrimonio Cultural (Paraguai); Rose Miranda, do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN (RJ), e Magaly Cabral, diretora do Museu da República (RJ). O professor de graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Ângelo Arruda, será o mediador. Rafael Maldonado é o mediador do segundo dia de discussão, cujo tema é “Instrumentos Institucionais de Preservação”. Participam Sandra Baruki, diretora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (RJ); Fernanda Coelho, especialista em Preservação da Cinemateca Brasileira (SP), e Elbio Ferrario, diretor do Museu da Memória de Montevidéu (Uruguai). A participação é gratuita e o evento destina-se profissionais da área de patrimônio e museologia, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados. Outras informações pelo fone (67) 3316 9178. E-mail: mis.de.ms@gmail.com.
Fonte: Pantanal News
Para saber + clique no título


http://www.festivalamericadosul.com.br/

domingo, 26 de abril de 2009

Nacional Portrait Gallery


Hola! Achei isso muito legal, é um site de retratos : Nacional Portrait Gallery
http://www.npg.org.uk. Tem retrato de um monte de gente... Vale ver!
MARILIA VASCONCELLOS, FOTÓGRAFA

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions