sexta-feira, 2 de outubro de 2009

II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARQUITETURA E URBANISMO “ESPAÇO, TEMPO E HISTÓRIA DAS CIDADES: METODOLOGIA E RELATOS URBANOS” 20, 21 e 22 de OUTUBRO DE 2009


O II Simpósio de História, Geografia e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Guarulhos (UnG), com proposta interdisciplinar, tem como principal preocupação a compreensão do espaço urbano e da forma de apropriação que o cidadão faz desse espaço, nas suas análises, vivências e narrativas. Com isso, os cursos envolvidos propõem aos pesquisadores oportunidade para apresentação de novas formas e métodos de pesquisas, incentivando a troca de informações entre as diversas áreas do conhecimento. Dada a interdisciplinaridade da proposta, as pessoas que se interessam, que estudam ou que tenham a cidade como objeto de pesquisa estão convidadas a participarem deste Simpósio.

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO
As inscrições devem ser feitas on-line, até as 18h do dia 10 de outubro de 2009, indicando a linha de pesquisa, juntamente com resumo, para quem apresentar comunicação ou painel. Para os participantes ouvintes as inscrições se encerrarão às 18h do dia 19 de outubro. Após esse período, as inscrições serão automaticamente encerradas.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Caso haja algum problema na inscrição on-line e para esclarecimento de possíveis dúvidas, os participantes deverão enviar e-mail para arquitetura@ung.br  ou historia@ung.br
Os autores receberão via e-mail, informado na ficha de inscrição, o aceite de seus trabalhos.

PADRONIZAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos deverão conter os seguintes itens:
no máximo 1500 caracteres (com espaço) e 3 palavras-chaves;
título em negrito e centralizado;
nome do autor e co-autor(es) completos e por extenso;
identificação da instituição;
indicação do eixo-temático;
indicação da categoria (painel ou comunicação);
formatação: Microsoft Word 2000 ou posterior (formato .doc); fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5, margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm .

PADRONIZAÇÃO DO TEXTO COMPLETO PARA A COMUNICAÇÃO
O texto completo deverá conter os seguintes itens:
ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;
formatação Microsoft Word 2000 ou posterior (formato .doc); fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5, margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm .
os textos completos deverão ser entregues por ocasião da apresentação dos trabalhos para os coordenadores de mesa.
PADRONIZAÇÃO DO TEXTO COMPLETO PARA O PAINEL
dimensões: 100 X 90 cm ;
devem combinar texto, gráfico, imagens, etc..
 

Florence e Daguerre


O estudo “O ‘homem de invenções’ e as ‘recompensas nacionais’: notas sobre H. Florence e L. J. M. Daguerre”, de Maria Inez Turazzi, do Centre d’Histoire des Techniques et de l’Environnement (Paris),  apresenta e contextualiza uma correspondência inédita, encontrada no Centre des Archives Diplomatiques de Nantes (França), sobre a invenção da “polygraphia” pelo francês Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879). Florence residia no Brasil, na vila de São Carlos, atual Campinas, quando encaminhou ao Ministério do Interior da França, em 1831, um pedido de recompensa por ter inventado um processo de impressão multifuncional. Ele jamais recebeu resposta do governo francês. Mesmo assim dedicou o resto de sua vida a outras invenções e experimentos, entre os quais a fotografia, legando à posteridade o relato dessas iniciativas e a frustração de não ter sido reconhecido em seu país de origem como o primeiro a concebê-las. Celebrado em sua época como o inventor do primeiro processo fotográfico mundialmente conhecido, Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851) também sofreu variadas formas de desprestígio em seu país e só mais tarde foi reabilitado. Florence é hoje reconhecido no Brasil e no exterior como um dos múltiplos inventores de processos fotográficos, ao lado de Daguerre. Observando-se as biografias de ambos, podem ser confrontadas as redes de sociabilidade, as estratégias de valorização e as formas de reconhecimento de dois “homens de invenções” do século XIX, situados em contextos distintos e, ao mesmo tempo, interligados.

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material – v. 16 – nº 2 – São Paulo – jul./dez. 2008

Esqueleto de fêmea de 4,4 milhões de anos se torna o registro fóssil mais antigo e bem preservado de um ancestral do homem

Num conjunto de 11 artigos científicos, produzidos por 47 pesquisadores de 10 países, a capa da revista científica norte-americanaScience de  hoje (02/10) destaca a descoberta do mais antigo e bem preservado esqueleto de um hominídeo: uma fêmea da espécieArdipithecus ramidus, apelidada de Ardi, que viveu há 4,4 milhões anos nos então bosques (hoje savanas) de Aramis, na Etiópia. Apesar de de ser 1,2 milhão de anos mais velha do que Lucy (nome informal do mais famoso esqueleto de hominídeo conhecido até agora, uma fêmea da espécie Australopithecus afarensis, descoberta em 1974 também na Etiópia), Ardi já conseguia ficar em pé e andar, mesmo que de forma mais primitiva, com dificuldades por causa dos pés achatados. Mas ainda não tinha abandonado o hábito de subir em árvores.
Para saber + clique no título

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novo Guia Oficial do Rio de Janeiro


Para conhecer, clique no título...

Google Books preocupa EUA


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos considera que um acordo judicial que dá ao Google direitos digitais a milhões de livros fora de catálogo precisa ser revisto, pois ameaça a competição e pode elevar preços. A informação está em um documento apresentado à corte federal de Nova York. A agência governamental começou a analisar o acordo do Google, que recebe oposição de concorrentes como Microsoft e Amazon, no trimestre passado. (Jornal O Estado de S. Paulo)

Postado em: Domingo, 27 de setembro de 2009 | 10:13 por Editoria RM

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions