sexta-feira, 2 de abril de 2010

Reunião de peritos sobre Melhoramento de "upstream" - processos preliminares de análise das candidaturas pelo Comité do Património Mundial


27 avr. 2010-29 avr. 2010
[Uniquement en anglais] Bangkok, Tailândia
Convenção do Património Mundial está se aproximando de dois marcos importantes: os 40 anos desde que entrou em vigor e a inscrição de número 1000 na Lista do Património Mundial. Entretanto, o próprio sucesso da Convenção do Património Mundial coloca uma série de desafios e oportunidades que não foram totalmente previstas quando adotado em 1972.
Na sua sessão de 33 (Sevilha, 2009), o Comité do Património Mundial decidiu que era hora de ponderar sobre a melhor forma de responder a estes desafios e oportunidades para uma aplicação mais efetiva nas próximas décadas da Convenção do Património Mundial .
A Assembléia Geral dos Estados Partes, em sua 17 ª Sessão, congratulou-se com a oferta do Japão e da Austrália para sediar uma reunião para explorar abordagens criativas e reduzir o número de propriedades com problemas significativos no processo de nomeação.
O Comité do Património Mundial, em decisão COM 33 14.A2 parágrafo 14 , reconheceu que existem  desafios no processo de nomeação de uma propriedade na Lista do Património Mundial. Estados integrantes podem gastar tempo e dinheiro com indicações que podem sofrer atrasos ou ser mal sucedidas. As equipes do Conselho Consultivo são, por vezes, limitados na sua capacidade de prestar apoio aos Estados integrantes sobre as nomeações possíveis devido a potenciais conflitos com os processos de avaliação. Esta assistência internacional nem sempre resultará em indicações de sucesso e o Comité do Património Mundial é frequentemente confrontado com decisões difíceis e inscrição pressionadas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e o Ministério do Meio Ambiente, da Água, do Património e das Artes da Austrália  em cooperação com o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia e da UNESCO World Heritage Centre, com o apoio do Escritório da UNESCO Bangkok, deverão promover uma reunião em Bangkok , Tailândia 27-29 Abril de 2010.
A reunião terá como foco as opções para melhorar e fortalecer o processo de nomeação atual. Isto incluirá o aprimoramento de processos de cotação, a verificação técnica realizada pelo Centro do Património Mundial, e os processos de avaliação realizados pelas organizações consultivas.

Significado do Património Mundial: origens, conseqüências e gerenciamento. Convite à apresentação de candidaturas


18 de fevereiro. 2010 - 15 de abril de 2010
Falun, Suécia
"Conceito de Património Mundial: origens, conseqüências e gestão" será a primeira conferência internacional organizada pelo Património Mundial: Local e Global Discurso Executado (Whild).
Fundada em 2003 e localizado na Universidade de Dalarna, Suécia, "Património Mundial: Local e Global Discurso" Implementação Whild, começou como um ambiente de investigação, principalmente no campo das ciências humanas e sociais, com base em Falun, World Heritage Site. Reúne acadêmicos, pesquisadores e gestores na área multidisciplinar de "património mundial".
A conferência, que decorrerá entre 8 e 10 de dezembro de 2010, está aberto a participantes de todos os campos da ciência e de todas as organizações. As contribuições devem lidar com o Património Mundial como um fenômeno que construiu tanto como resultado da globalização.
Os tópicos que podem ser abordados incluem:
  • O que acontece com os lugares, locais e objetos, uma vez classificado como Património Mundial, incluindo o nível global de denominações e de tensão entre a uniformidade e a multiplicidade?
  • Como os bens do património mundial são interpretados, por exemplo, em termos de tempo e espaço, história, estética, conservação, veracidade e falsificação?
  • O que muda no Património Mundial quando levamos em conta a questão da paisagem?
  • Como as populações locais estão posicionadas em relação aos sítios patrimoniais que habitam?
  • Como o Património Mundial é representado na mídia e por quê?
  • Quem promove os sites e por quê?
  • Que expectativas motivam a inscrição na Lista do Património Mundial?
Por favor, envie pedido de inscrção no máximo até 15 de abril de 2010 através do e-mail cmo@du.se
O site dos organizadores da conferência: www.du.se varldsarvet /

Documentos

Site

Contactos

Curso Internacional de Gestão de Risco de Desastres do Património Cultural, 13-26 setembro 2010 - Prazo de inscrição: 30 de abril de 2010

Cátedra UNESCO sobre o Património Cultural e Gestão de Riscos Curso de Formação Internacional sobre a Gestão do Risco de Desastres do Património Cultural 2010 Ciclo 5: 13-26 setembro 2010
O Centro de Pesquisa de Mitigação de Desastres do patrimônio cultural urbano, Ritsumeikan, Kyoto, Japão, está organizando o 5 º Curso Internacional de Gestão de Risco de Desastres do Património Cultural 13-26 prazo de inscrição Setembro de 2010 (: 30 de abril de 2010). Este curso de formação visa promover o desenvolvimento de parcerias e criação de redes entre os estudiosos e profissionais de protecção do património cultural. Durante o curso, os participantes irão elaborar um plano de gestão de desastres para um local do património cultural, tendo em consideração a natureza desse património e do contexto de gestão de desastres do respectivo país.
O terremoto que ocorreu no Haiti em 12 de janeiro de 2010 demonstrou mais uma vez que o património cultural é altamente vulnerável a desastres naturais como terremotos e incêndios. À luz desse fato, o curso deste ano de formação incidirá sobre a resposta de emergência e recuperação a longo prazo de compósitos de madeira e patrimônio cultural dos danos causados pelo terremoto e incêndio.
Para informações mais detalhadas e formulários de inscrição para o curso, visite:
Os formulários de candidatura deverão ser enviados directamente e apenas paradmuch@st.ritsumei.ac.jp em ou antes de 30 de abril de 2010.
Pessoas de contacto: Dr. Kanefusa MASUDA / Ms. Myungsun YI,
Email: 
dmuch@st.ritsumei.ac.jp

quarta-feira, 31 de março de 2010

Veja que interessante...


Revue du patrimoine mondial N°55 - Villes du Patrimoine mondial

lundi 15 mars 2010
Dossier
  • Révision de l’approche de la conservation urbaine
    La capacité des villes historiques de s’adapter est devenue un problème aigu car il s’agit de tirer profit des changements rapides et radicaux qui accompagnent la croissance urbaine, touten maintenant la valeur patrimoniale.
  • Vers l’inclusion sociale en milieu urbain
    Plus de la moitié de la population de la Terre vit maintenant dans des zones urbaines. Cette croissance spectaculaire transforme de manière significative le visage des villes.
  • Melaka et George Town, villes historiques du détroit de Malacca : le défi de conservation du statut
    L’État partie et les acteurs locaux collaborent en permanence afin de maintenir l’équilibre entre développement et intérêts de conservation, en assurant que les deux villes historiques de Melaka et George Town préservent leur statut de patrimoine mondial.
  • Vienne : identité, valeurs, menaces
    Vienne s’est développée à partir des premiers établissements celtes et romains, en passant par la ville médiévale puis baroque, jusqu’à devenir la capitale de l’Empire austro-hongrois. Aujourd’hui, Vienne ne ressemble plus à la
    ville qu’elle fut il y a cinquante ans encore, lorsque les forces alliées se retirèrent.
  • La Ville de pierre de Zanzibar : renouveau et difficultés
    Depuis son inscription sur la Liste du patrimoine mondial, divers aspects de la ville de pierre de Zanzibar ont retrouvé leur identité. Toutefois, le tourisme, source de revitalisation par le passé, apparaît aujourd’hui de plus en plus menaçant et affectant l’intégrité de la ville.
  • Villes historiques – retour vers le futur
    H. Peter Oberlander, un des pères fondateurs de l’ONU-HABITAT, fut professeur émérite de planification communautaire et régionale à l’Université de Colombie-Britannique (Canada). Il a écrit cet article pour l’édition inaugurale de Urban World quelques semaines avant sa mort, le 27 décembre 2008.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions