sábado, 4 de agosto de 2012

Mayas habrían utilizado el cacao como condimento hace 2.500 años

Cultura Maya


Arqueólogos descubrieron por primera vez residuos de cacao en un plato de 2.500 años de antigüedad y no en un vaso, en la península de Yucatán, lo cual indica la posibilidad de que ese producto se hubiera utilizado en una salsa o como condimento, y no sólo como una bebida.
Los expertos han creído por mucho tiempo que las culturas prehispánicas utilizaban los granos y vainas de cacao en la elaboración de una bebida, para lo cual machacaban los granos y los mezclaban con líquidos o fermentaban la pulpa que los rodea en la vaina. Se presume que esta bebida era servida sólo a las clases altas y los sacerdotes.
Pero el descubrimiento que anunció esta semana el Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH) amplía la gama de los posibles usos del cacao en el México antiguo. El cacao es la materia prima para la elaboración del chocolate.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Versailles 3d



http://www.versailles3d.com/en/





Prezado/a,
Encaminhamos a primeira circular informando sobre a próxima edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro de 2013 em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Pedimos a gentileza de compartilhar entre os pares essa informação.
Com os melhores cumprimentos,
Comissão organizadora

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Logo do HTML Dog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

3º Seminário internacional do patrimônio agroindustrial - 24 a 27 de outubro, Régua, Douro, Portugal

logo
A terceira edição do  Seminário Internacional do Património Agroindustrial realiza-se este ano no Museu do Douro, sedeado na cidade de Peso da Régua, Portugal e decorrerá entre os dias 24 a 27 de outubro.   A organização do seminário  é da responsabilidade da Fundação Museu do Douro com a coordenação cientifica  da Professora Júlia M. Lourenço (C-TAC, Centro Território, Ambiente e Construção, Universidade do Minho).


O tema proposto para esta edição “Tradição” Vs Inovação” pretende consubstanciar o alargamento de uma rede internacional de especialistas da ciência e da cultura, através da inserção do Douro, em especial do seu património agroindustrial nas análises e debates contemporâneos que vêm sendo efetuados sobre esta temática.


Os especialistas da área do património agroindustrial, profissionais e académicos estão convidados para participar neste encontro, partilhando as suas pesquisas empíricas, desenvolvimentos teóricos e casos práticos. O tema proposto é interpelador e irá, seguramente, gerar um número substancial de comunicações, tornando este seminário internacional num momento memorável e enriquecedor. A comissão organizadora sente-se particularmente privilegiada por acolher todos os participantes do 3º Seminário Internacional do Património Agroindustrial e tudo fará para oferecer um programa cientificamente estimulante, bem como múltiplas oportunidades de intercâmbio e de florescimento de redes e parcerias. Paralelamente, como em qualquer reunião científica, teremos todo o gosto em mostrar um pouco do património e da cultura deste território, onde as montanhas de Trás-os-Montes e o Vale do Douro se cruzam.

http://www.3sipa2012.com/index.php/pt/

terça-feira, 31 de julho de 2012

A grande compra de livros pelo IFCH



A Biblioteca Octávio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, concluiu recentemente a execução de um dos maiores projetos de aquisição de livros na história da unidade. Trata-se do projeto FAP-Livros VI, de US$ 1.559.936,50, que foi também o maior financiamento para este fim aprovado pela Fapesp no Estado de São Paulo. A aquisição de aproximadamente 25 mil títulos, garimpados em 29 países, permitiu a atualização bibliográfica frente ao mercado editorial internacional, além de reforçar a qualidade de um acervo que está entre os mais importantes da América Latina na área de ciências humanas.
“Adquirimos uma lista de fontes primárias que, pelo que sei, não existe em outro lugar do país”, afirma o professor Michael McDonald Hall, coordenador deste projeto FAP-Livros. “Procuramos enfatizar as fontes referentes ao Brasil (mas não exclusivamente), segundo áreas que achamos necessário reforçar, especialmente sobre a África e depois a Ásia e países da América Latina como México e Argentina. Houve uma compra grande de títulos de história da arte, estudos medievais, filosofia moderna e antropologia, mas no geral tentamos cobrir todas as áreas em pesquisa e docência do IFCH.”

Extensão da Unicamp leva ciência e preservação a Paraty

Compensação de carbono, reflorestamento, educação ambiental e projetos 
sociais 
e sustentáveis do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Artes e Ciências  (Lepac), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), colaboram para o desenvolvimento e a conservação de município fluminense.


http://www.unicamp.br/unicamp/ju/533/extensao-da-unicamp-leva-ciencia-e-preservacao-paraty

segunda-feira, 30 de julho de 2012

IV Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade. UERJ, Rio de Janeiro, 22 a 26 de outubro



A Semana de História Política da UERJ, em sua sétima edição, pretende dar continuidade às questões que foram abordadas nos encontros anteriores, ou seja, promover a pesquisa histórica, bem como o diálogo e aproximações entre pós-graduandos com estudos que envolvam abordagens teórico-metodológicas no âmbito da história política. Esse projeto visa fomentar o debate acadêmico também com recém-doutores, tendo o intuito de divulgar a produção historiográfica dos interessados e promover o intercâmbio de ideias, profissionais (discentes e docentes) e instituições, contribuindo para a solidificação do Programa de Pós-Graduação, além de investir na produção editorial da revista Dia-Logos, fruto imediato do desenvolvimento desta Semana. Dentro de seu espírito de renovação e incentivo aos novos pesquisadores, a Semana mantém a apresentação de painéis com trabalhos de iniciação científica, convidando assim alunos da graduação á contribuir com a qualidade alcançada pelo evento nas edições anteriores. O Evento realiza-se nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a direção de uma Comissão Organizadora, composta por discentes do Programa, que se liga à Coordenação da Pós-Graduação em História. Essa Semana impulsiona alunos de diversos Programas do estado, e também do país, a produzir e movimentar seus conhecimentos, permitindo-os ganhar visibilidade, ampliar a temática e trocar experiências.

http://www.semanahistoriauerj.net/

O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, recebe incentivoBrasil Arte Contenporânea
Com o intuito de divulgar as obras artísticas brasileiras e aumentar as exportações das artes visuais nacionais, o Ministério da Cultura (MinC) criou, junto a Fundação Bienal de São Paulo (FBSP), o programa Brasil Arte Contemporânea. O público-alvo são galerias de arte contemporânea que organizam exposições periódicas de seus artistas e cuidam da sua promoção dentro e fora do espaço da galeria. Entre os parceiros do projeto estão a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores e agentes do mercado de artes do Brasil. O projeto, iniciado em 2006, contou com um investimento de R$2 milhões no ano de 2009, destinados a incentivar a participação de artistas visuais em eventos e feiras internacionais de arte contemporânea. Ele faz parte de um conjunto de ações para estimular a cultura e internacionalizar as artes plásticas e visuais contemporâneas brasileiras.

Conheça:


Circuito Tela Verde

A 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto. Podem participar vídeos com temática socioambiental produzidos por realizadores independentes.
O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.
Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos com os mais diversos recursos, desde filmadoras, câmeras de celular, câmeras digital ou qualquer outro material que capture imagem e som.

Aberta inscrição para vaga de consultor no UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convida consultores a apresentar proposta de trabalho para uma vaga que de apoio ao Gerente da área de Mobilização de Recursos e Parcerias nas seguintes tarefas: logística, agenda e materiais para reuniões e apresentações; fornecer dados solicitados e preparo de relatórios para parceiros e Escritório Regional; gerenciar atividades operacionais, entre outras. O prazo máximo para o envio das propostas se encerra às 18h do dia 6 de agosto. É necessária graduação ou cursos especializados em Administração, Relações Internacionais, Comunicação, Jornalismo, Marketing, ou Relações Públicas. A proposta deverá ser enviada ao UNICEF via e-mail, parabiddingbrasilia@unicef.org, mencionando no assunto da mensagem Convite número RH/2012/030 A/C de Tatiana Beauchamp.

Portugal dá bolsas de doutorado em Comunicação

Logotipo Universidade da Beira Interior
A Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, está oferecendo três bolsas de doutorado em Ciências da Comunicação para o ano letivo 2012-13. Com inscrições abertas até o dia 7 de setembro, a iniciativa visa mestres em comunicação ou áreas relacionadas e é aberta a todos os países. Financiado por 10 meses – 1º de outubro de 2012 e 31 de julho de 2013 – os estudantes desenvolverão trabalhos de pesquisa na Unidade de Investigação Laboratório de Comunicação Online (Labcom), dentro das seguintes linhas de estudo: Informação e Persuasão, Cidadania e Identidades, e Cinema e Multimédia. O valor da bolsa é de 4 mil euros. Para se candidatar, é preciso enviar carta de intenções para pserra@ubi.pt, declarando interesse em desenvolver trabalho relacionado a uma das linhas de pesquisa da instituição, junto a comprovante de inscrição no 1º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.

Curso gratuito de especialização em gestão cultural abre inscrições em agosto. Curso acontece de outubro de 2012 a junho de 2013

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Itaú Cultural, em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha, oferece o Curso de Especialização em Gestão Cultural. Com módulos presenciais e virtuais, o curso, que é gratuito e acontece de outubro de 2012 a junho de 2013, tem como foco a cultura contemporânea, seus conceitos e tendências. Algumas das temáticas abordadas serão as opções internacionais da política cultural e a experiência brasileira, além da relação da cultura com conhecimento, inovação e sustentabilidade. Os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto, do dia 7 a 31 de agosto, na página doObservatório.

A especialização contará com professores convidados da Espanha, América Latina e do Brasil. A coordenação fica por conta de Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e Alfons Martinell, professor doutor da Cátedra de Políticas Culturais da Universidade de Girona. O programa do curso se diferencia por apresentar uma ideia de gestão cultural não como sucessão de atos rotineiros de administração, mas como conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras que possibilitem aos participantes o desenvolvimento de seus próprios fins culturais. O curso também se preocupa com o entendimento da gestão cultural como a capacidade de resposta no âmbito local e também em sua relação com uma sociedade global e conectada. As 40 vagas oferecidas são voltadas para graduados em ciências humanas com experiência e vínculo atual em instituição cultural, como gestores de cultura e docentes na área. No entanto, em caráter complementar, profissionais iniciantes nessa atividade que demonstrem conhecimento e vocação pertinentes também podem se inscrever. É necessário o preenchimento de ficha de inscrição, disponível no site, além de currículo e carta de intenção (duas laudas, espaço duplo, letra 12) explicando o interesse pelo curso. A documentação exigida deverá ser enviada apenas pelos Correios – serão aceitas correspondências postadas até 3 de setembro. Os selecionados serão divulgados após o dia 20 de setembro.

http://itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1971

domingo, 29 de julho de 2012

Seminário na FAU: Desafios da Preservação de bens culturais


O seminário é uma iniciativa do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, realizado com o apoio da Faculdade e de suas comissões de Pós-Graduação e de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que inseriu a reunião no programa “USP Conferências”, e da FAPESP. Conta com a participação de professores convidados, do Brasil e do exterior. O intuito é debater problemas teórico-metodológicos ligados à preservação de bens culturais - discutindo formas de apreensão, políticas de preservação e preceitos teórico-metodológicos para guiar atuações práticas -, explorando a repercussão de certos aspectos no patrimônio institucional, em especial o universitário. Não se trata de exaurir a questão, mas, sim, de pontuar alguns temas, que transparecem na estrutura do seminário, para evidenciar que existem variadas formas de aproximação ao problema, vindas de diversos campos disciplinares, que não são excludentes: é essencial trabalhar com diferentes abordagens, multi e transdisciplinares, de maneira fundamentada, para que os objetivos da preservação, ditados pelas razões de preservar, sejam alcançados.


Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) 
Cidade Universitária 
Auditório Ariosto Milla
Data: dias 29, 30 e 31 de agosto de 2012 
Horário: das 14:00h às 20:00h 
Inscrições: Eventos FAU - Apoio: eventapoio@usp.br

9 de agosto de 2012 a 9 de agosto de 2012
Câmara dos Deputados promove evento sobre publicidade infantil
No dia 9 de agosto a Câmara dos Deputados realizará, em Brasília, o “1º Seminário Infância Livre de Consumismo – Por uma proteção legislativa da criança frente aos apelos mercadológicos”. O evento, proposto pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), colocará em pauta questões como a proteção especial e integral da infância frente aos apelos de consumo, a publicidade de alimentos direcionada ao público infantil e a publicidade infantil e a liberdade de expressão.
http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoCom.asp?codReuniao=29851

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions