sábado, 10 de abril de 2010

Taubaté: Inaugurado Novo Museu Mazzaropi

O novo Museu Mazzaropi foi inaugurado no dia 9 de abril, em Taubaté. O prédio, com desenho moderno, está situado bem ao lado dos antigos estúdios de Mazzaropi, os maiores da América Latina nos anos 70.




Com 1.200 metros quadrados, o novo museu fica nas dependências do Hotel Fazenda Mazzaropi, mas contará com entrada independente e estacionamento. O projeto arquitetônico do novo museu abriga uma área de exposição, auditório, loja, lanchonete e foyer. A proposta foi criar uma estrutura arquitetônica tão rica quanto o acervo. O antigo museu recebe uma média de 15 mil visitantes por ano, com a nova estrutura o número deve ser ainda maior.

O novo prédio dá continuidade ao projeto criado em 1992 e dedicado à pesquisa, preservação e divulgação da vida e obra de Mazzaropi e da cultura popular brasileira. O novo espaço permitirá ampliação de ações culturais e pedagógicas e dará maior visibilidade do extenso acervo constituído principalmente de fotos, filmes, áudios, equipamentos de cinema que estavam guardados até hoje por falta de espaço. A sala de multimídia terá possibilidade de exibir filmes de Mazzaropi e de muitos outros cineastas, em diferentes formatos de projeção de película de 35 mm (grandes cinemas), 16 mm (cineclubes) e super 8, além do moderno cinema digital.


O projeto para a construção de um novo Museu Mazzaropi começou a ser elaborado em 2000. Em 2003, quando estava concluído, o Instituto Mazzaropi, responsável pela imagem do ator, começou a busca por recursos financeiros e leis de incentivo para a construção, mas na falta de interesse, resolveu dar início às obras em 2005.


Outra grande novidade é que a partir de abril, no auditório do novo museu, com capacidade para 350 pessoas, será possível exibir os filmes de Mazzaropi em 35 mm, como era no passado. Um projetor foi totalmente restaurado. O projeto do novo museu incluiu também uma maior abertura para as visitas de escolas, já que um grupo de atores está sendo preparado para recepcionar o público e fazer um tour pelas dependências do museu com estudantes de diversas cidades.



Saiba mais sobre o Instituto Mazzaropi



Fundado em 2000, o Instituto Mazzaropi é uma entidade sem fins lucrativos, criada para cuidar da memória de Amacio Mazzaropi. Atualmente, administra o Museu Mazzaropi e a Fazenda Santa, propriedade em Taubaté, onde Mazzaropi começou a produzir seus primeiros filmes independentemente dos grandes estúdios, e os direitos de oito dos 32 filmes do ator. Para as exposições itinerantes sobre cinema nacional, a entidade está em busca de parceiros.

Autor:
Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Mazzaropi


O Primeiro Seminário de Patrimônio Agroindustrial, Paisagens Culturais – realizado em Mendoza (Argentina), em maio de 2008 – teve como foco as paisagens e as rotas culturais do vinho, café, açúcar e outros produtos agrícolas. Foi uma iniciativa de pesquisadores latino-americanos dedicados à preservação e à valorização desse patrimônio. Assim, esse primeiro evento pode contribuir para promover o conhecimento das experiências de recuperação e salvaguarda desenvolvidas recentemente, como também a divulgação dos avanços alcançados no campo das pesquisas acadêmicas relacionadas. Reuniu, especialmente, gestores e investigadores vinculados à temática das paisagens da produção agroindustrial, da arquitetura e do turismo cultural, provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e México.
O Segundo Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares de Memória (SSPA2010), que ocorrerá em São Carlos em outubro de 2010, se propõe a dar continuidade à reflexão, debate e divulgação de pesquisas e de experiências vinculadas ao tema, realizados na primeira edição. Busca manter o centro de análise nas paisagens e rotas culturais ligadas à agroindústria, porém incorporando também uma ênfase nas representações e na organização e interpretação de informações e ampliando os setores de produção contemplados. O evento proposto espera atrair um número mais expressivo de pesquisadores brasileiros de modo a melhor integrá-los ao debate latino-americano sobre o tema. Trata-se de evento de âmbito internacional que visa ampliar o espaço de discussão do patrimônio agroindustrial, aprofundando o conhecimento das práticas e lugares a ele associados, bem como avaliando resultados de programas e projetos de intervenção.

sexta-feira, 9 de abril de 2010


(Re) conheça um músico MAIOR chamado 

Yusuf Islam - no passado, Cat Stevens


Fundo de Defesa de Direitos Difusos Inscrições até 15 de abril, pelo SICONV


Brasília, 02/03/2010 (MJ)  - O Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD) está com inscrições abertas para o financiamento de projetos nas áreas de meio ambiente, proteção e defesa do consumidor, defesa da concorrência e patrimônio cultural brasileiro, além de outros direitos difusos e coletivos tutelados. Podem concorrer pessoas jurídicas de direito público das esferas estadual, municipal e do Distrito Federal, entidades civis sem fins lucrativos e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs). Há duas formas de se candidatar ao financiamento dos projetos: proposta de trabalho e carta-consulta. A primeira é para pessoas jurídicas de direito público das esferas estadual, municipal e do Distrito Federal e as entidades civis sem fins lucrativos que não detenham o título de OSCIP e para as OSCIPs. O cadastro deve ser feito no Sistema de Convênios, Contrato de Repasse e Termos de Parceria (Siconv), do governo federal -www.convenios.gov.br. Pessoas jurídicas e entidades que não são OSCIPS no Programa 3000020100015 e as OSCIPS, no Programa 3000020100016.
Os órgãos federais podem se candidatar por meio das cartas-consulta que deverão ser encaminhadas por via postal, em cinco vias (ver endereço no final do texto), ou protocolizadas diretamente no Setor de Protocolo e Controle Processual da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. O modelo da carta está na página de instruções. As instituições interessadas em receber o financiamento federal tem entre 3 de março e 15 de abril para mandar as propostas e carta-consulta ao CFDD. A lista dos escolhidos será divulgada pelo conselho até o 10º dia útil do mês de agosto, também por meio do site. A execução dos projetos será financiada ao longo de 2011.
Em 2010, o Fundo de Direitos Difusos (FDD) investiu R$ 9,7 milhões em projetos. Estão sendo financiadas propostas de trabalho nas áreas de restauração de museus, meio ambiente, digitalização de acervos históricos, reestruturação de Defensoria Pública, capacitação de agentes comunitários e implantação de projetos educativos, entre outros. O orçamento é praticamente o mesmo de 2009. Para 2010, a maior parte dos recursos do fundo veio das seguinte áreas: infração à ordem econômica, 88,12%; condenações judiciais, 6% e multas aplicadas por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, 5.16%.
Confira o Regulamento
O Fundo de Defesa dos Direitos Difusos existe desde 2000. Gerido por um conselho interministerial com representantes da sociedade civil, presidido por um representante da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, o fundo administra verbas de condenações judiciais vencidas pela União para aplicação em projetos nas áreas de defesa do consumidor, meio ambiente e patrimônio histórico, por exemplo.
Endereço para o envio de cartas-consulta:
Ministério da Justiça
Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos -CFDD,
Esplanada dos Ministérios, Bloco T
Edifício Sede, 5º andar,  sala 532,
70064-900  Brasília-DF.
Mais informações:
www.mj.gov.br
Telefone (61) 2025.9133/3623/3542
Fax: (61) 2025.3005
E-mail cfdd.sde@mj.gov.br

Prêmio Economia Viva - 2010 Inscrições prorrogadas até 12 de abril


A Ação Economia Viva do Programa Cultura Viva objetiva incentivar e possibilitar a articulação de elos de  sistemas produtivos do âmbito cultural, em suas mais diversas vertentes artísticas. A Cultura, nessa ação, é entendida como vetor de geração de renda e representa um dos passos fundamentais na busca por autonomia financeira de grupos, pessoas e dos próprios espaços de efervescência cultural. O caráter social aplicado à economia, nessa ação é uma opção pela economia colaborativa, justa e sustentável.
A finalidade maior deste edital é premiar a experimentação nas formas de geração de renda e na sustentabilidade sócio-econômica de grupos e organizações que se expressam através das diversas linguagens artísticas. O edital contemplará ações, práticas e modelos de negócios que promovam articulação em rede, a colaboração, o crescimento sustentável e o comércio justo.
Qualquer pedido de esclarecimento deve ser enviado à Coordenação Geral de Cultura e Cidadania pelo endereço eletrônico cidadania@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 3901.3899.

Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede Inscrições até 10 de abril


O objetivo do Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede é incentivar a troca de saberes em seminários e oficinas, celebração de festividades, mostras de poesia, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, circo, capoeira e música, além de viabilização de shows, feiras e exposições.
Mais informações: (61) 3901 3891 /3816, falar com Joyce ou Crissomaile.

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural - Edital Nº 1/2010 Para viagens em maio, inscrições até 11 de abril


A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) disponibilizou o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2010 para auxilio financeiro a viagens que ocorrerão nos próximos oito meses.
Com recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a ação tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira nos diversos segmentos culturais.
O aporte total de R$ 2,4 milhões permitirá custear despesas com transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito. O apoio poderá ser pleiteado para possibilitar apresentação de trabalho próprio, participação em cursos de capacitação e residência artística.
O prazo das inscrições está condicionado ao seguinte cronograma:
Viagens previstas para:
Encaminhamento das solicitações até:
Maio
11/4/2010
Junho
2/5/2010
Julho
31/5/2010
Agosto
15/6/2010
Setembro
30/6/2010
Outubro
31/7/2010
Novembro
31/8/2010
Dezembro
30/9/2010
Atenção:
  • O prazo para as inscrições é referente a data de início da viagem, não do evento.
  • Grupos não instituídos juridicamente devem apresentar candidatura em nome da pessoa física responsável pelo grupo.
  • A solicitação não poderá ultrapassar o valor total de R$ 52.500,00 sob pena de ser indeferida, observados os subitens 9.15, 1.6.1, 1.6.2, 4.7 e 5.1 do edital.
  • Conforme estipulado no item 8, a apresentação de proposta de contrapartida cultural é obrigatória.
  • Caso algum integrante não possua CPF, o campo deverá ser preenchido com o CPF de seu responsável legal.
  • Caso não haja informação a ser inserida em campo obrigatório, deve-se preencher com a seguinte indicação: N/A (não se aplica).
Atendimento ao público:
E-Mail: fomento@cultura.gov.br
Telefones: (61) 2024-2146 / 2077 / 2097 / 2239 / 2118

História monitorada

Grupo de pesquisadores da Universidade de Sevilha cria sistema que permite o controle do estado de conservação de monumentos a distância. Sensores instalados na base das obras conferem dados como corrosão, temperatura, umidade e intensidade do vento     
A conservação de patrimônios históricos e culturais é um dos principais desafios para as entidades responsáveis. Para ajudar nessa árdua tarefa, pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, desenvolveram um sistema que permite o monitoramento de monumentos por controle remoto. Dessa maneira, os cientistas obtêm, à distância, informações sobre o estado de conservação e podem discutir o melhor planejamento para manter o bom estado da obra. Na base de cada construção, os especialistas instalam sensores que conferem a existência de corrosão e sua gravidade, além de posicionarem sondas para avaliar a temperatura e a umidade. Todos esses dados ficam centralizados em um terminal, que envia os resultados diretamente para os pesquisadores. O sistema conta, ainda, com o registro da velocidade e da direção do vento. As vibrações sofridas pelos monumentos também são captadas por meio de acelerômetros. Com o relatório completo em mãos, os pesquisadores iniciam um plano de metas com as prioridades para preservação dos bens.

O primeiro teste desse sistema de monitoramento foi realizado na escultura Giraldillo, de 3,5m e 128kg, que fica no topo da torre dos sinos da catedral de Santa María, em Sevilha. Em 1999, a obra precisou ser restaurada e todo o processo durou seis anos. Antes de colocarem a estrutura de bronze, em 2005, de volta ao lugar, os cientistas instalaram o equipamento. Em uma edição recente da revista Structural Health Monitoring, os engenheiros responsáveis pelo projeto divulgaram os resultados da experiência. Eles chegaram à conclusão, por exemplo, de que é necessário rajadas de vento de, pelo menos, 36km/h para que a estátua se mova. Eles também explicaram que a observação dos dados apontou que não foram registrados valores anormais nas frequências de vibração. Mário Solís, professor da Escola Superior Técnica de Engenharia e líder do experimento, ressaltou que o sistema pode, perfeitamente, ser utilizado em outros monumentos para monitorar as ações e condições meteorológicas. “O sistema fornece informações bastante precisas de grande interesse para o estudo do comportamento e estado de conservação do Giraldillo”, avaliou Solís, em entrevista à agência de notícias The Scientific Information and News Service. “Eu também acredito que essa ferramenta pode ser muito útil, no futuro, para o exame de equipamentos aeronáuticos e espaciais”, completou.
Para saber + clique no título

segunda-feira, 5 de abril de 2010

7ª edição do CITURDES - Congresso Internacional sobre turismo rural e desenvolvimento sustentável

Considerado uma alternativa de renda, diversificação econômica e de conquista de mercados para os produtores rurais que encontram dificuldades financeiras com suas atividades agrícolas tradicionais, mas também uma “válvula de escape” da vida estressante e caótica vivida pelos habitantes dos centros urbanos, o turismo rural cresceu e emergiu como um setor significativo da atividade turística global. Todavia, os debates científicos sobre turismo rural no Brasil são recentes e somente a partir da metade da década de 1990, com a iniciativa de pesquisadores interessados em aprofundar as discussões sobre a temática, ganhou destaque. Nesse contexto, em 1998, se realizou a primeira edição do Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES) o qual vem se consolidando como um dos principais fóruns de discussão das experiências e pesquisas desenvolvidas no Brasil e no mundo. A 7ª edição do CITURDES será realizada na cidade de Porto Alegre-RS no período de 12 a 15 de maio de 2010, organizada pelos integrantes do Grupo “Mercados Não-Agrícolas Rurais”, em uma promoção conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Silveira Martins (UDESSM), da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Esse evento bianual, que teve a 6ª edição realizada em Toluca, México, em maio de 2008, terá como objetivo geral congregar especialistas para discutir a temática central intitulada “Turismo Rural e Agricultura Familiar: Iniciativas e Inovações”.

4º Seminário Internacional em Memória e Patrimônio: “Memória, Patrimônio e Tradição” - Universidade Federal de Pelotas - 22 a 24 de setembro de 2010

O prazo para inscrição de painéis temáticos e comunicações foi prorrogado até o dia 11 de abril de 2010.
Palestrantes Confirmados
Daniel Fabre – EHESS/LAHIC-CNRS/França
Gaetano Ciarcia – Université Montpellier; LAHIC/França
Juán Carlos Radovich – UBA/Argentina
Paulo Costa - Instituto de Museus e Conservação, Ministério da Cultura/Portugal

Programa Preliminar
Data 22/09 – quarta 23/09 – quinta 24/09 – sexta
8:00/ 9:00 Credenciamento Comunicações Comunicações
9:00 / 12:00 Comunicações Comunicações Comunicações
14:00/16:00 Painéis Temáticos Painéis temáticos Mesa redonda “Tradição e transmissão”
- Paulo Costa (Ministério da Cultura, Portugal)
- Sylvie Sagnes (CNRS, França)
- Fabiola Silva (USP, Brasil)
16:30/18:30 Painéis Temáticos
18:00/19:00 Credenciamento Lançamento de livros Lançamento de livros
19:00 Abertura oficial Mesa-Redonda “Memória e Tradição”
- Gaetano Ciarcia (Universidade de Montpellier, França)
- J.C. Radovich (Universidad de Buenos Aires,Argentina)
- Julie Cavignac (UFRN, Brasil)
Conferência de Encerramento
Cornélia Eckert (UFRGS, Brasil)
19:30 Conferência de Abertura com Daniel Fabre, LAHIC, CNRS, França
Comunicações – selecionadas a partir de inscrições que contemplem a temática do evento: Memória, patrimônio e tradição. Serão publicadas nos anais eletrônicos.
Abrirão inscrições de 02 de fevereiro a 11/04 de 2010. Divulgação dos resultados em 30/4.
As inscrições serão feitas com inscrição do texto completo, conforme modelo que acompanhará o edital. Pressupõe inscrição no evento para confirmação do aceite.
São 5 sessões. São 12 comunicações (10 min. apresentação e 5min. debate) por sessão.
Podem ser selecionadas 60 comunicações com até 30 suplências.
Os valores de inscrição para o evento são de:
R$ 30,00 para estudantes
R$ 40,00 para demais participantes
As inscrições serão efetuadas após o aceite dos artigos para comunicações e mesas temáticas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a comissão organizadora através do email simp.ufpel@gmail.com

O que está acontecendo com o CODEPAC de Piracicaba, modelo de gestão patrimonial no interior de São Paulo???


O Departamento de Patrimônio Histórico do IPPLAP que desde sua criação em 2003 desenvolveu inúmeros trabalhos em defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba, colocando a cidade como referência regional na gestão de patrimônio histórico perde sua representação na nova legislação. Qual será o motivo?    

Segundo publicação no Diário Oficial de 18 de março de 2010, o CODEPAC - Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba - CODEPAC, deve sair do IPPLAP, onde está desde 2005 e voltar para a Secretaria Municipal da Ação Cultural, onde foi criado no início dos anos 1980. Apesar de algumas inserções interessantes como o Tombamento de bens imateriais, a proposta de mudança na Lei atual (LC 171/05) elimina 5 cadeiras do conselho, sendo uma ligadas à Universidades e outras que pertenciam à SODEMAP – Sociedade de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba e APAP – Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, além de serem excluídas duas cadeiras do IPPLAP (que passará a ter apenas um assento no conselho, quando antes havia vagas para os Departamentos de Patrimônio Histórico, Projetos Especiais e Uso e Ocupação do Solo), além das cadeiras da OAB, da Diocese, da UNIMEP, ESALQ - USP e EEP (que deverão disputar 2 cadeiras com as outras universidades da cidade) e a vaga assegurada a um Historiador, (antes representada pela Unimep). O conselho passará a ser paritário, sendo 7 representações para o poder Público e outras 7 para a Sociedade Civil, onde a novidade é a entrada da Sociedade de Cultura Artística. 

A proposta de reformulação da composição do conselho foi feita sem a participação dos conselheiros, que souberam das mudanças pela imprensa local.  A decisão de exclusão das cadeiras parece ser política e aparentemente tem como objetivo retirar a participação combativa de alguns conselheiros técnicos que poderão ser substituídos pelos secretários das pastas, sem maiores constrangimentos. estão excluindo as cadeiras O CODEPAC desde que decidiu ampliar o tombamento de bens culturais a partir de 2001 vem incomodando o empresariado local, que prefere terrenos limpos e tem apoio da atual administração. Para conhecer o inteiro teor do documento, clique no título. 

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions