terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Virtual Brazilian Anthropology. Revista semestral publicada pela Associação Brasileira de Antropologia



Encontram-se abertas as inscrições de artigos para o dossiê PATRIMÔNIO & MUSEUS a ser publicado no volume 9, número 2 da Revista VIBRANT (Virtual Brazilian Anthropology), em dezembro de 2012, cuja curadoria será dos professores Antonio A. Arantes (UNICAMP) e Antonio Motta (UFPE). A iniciativa busca responder a demandas e desafios contemporâneos nesse campo de reflexão e atuação profissional.

Memórias e identidades plurais, ligadas a grupos específicos que ascendem à condição de sujeitos de direitos na cena pública, matizam o campo museal e patrimonial na atualidade. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia digital dá margem a inovações, em particular quanto à produção, conservação, sistematização e disseminação de informações sobre os mais diversos tipos de acervos, possibilitando inclusive a criação dos museus digitais. Preservação e musealização enfrentam também novas questões em decorrência de sua inserção em programas de desenvolvimento humano e social, em ações afirmativas, em projetos socioambientais e comunitários.

Novos sujeitos, novas tecnologias e novos usos da museologia e da preservação significam novas questões e desafios para a antropologia, a arqueologia e a museologia, assim como o desenvolvimento de abordagens multi e interdisciplinares, justificando a criação de bases institucionais e atividades acadêmicas especificas.

Convidamos pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa no país a enviarem artigos abordando questões metodológicas, teóricas e práticas sobre os temas propostos e correlatos. Os trabalhos devem ser redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola. Para a apreciação dos assessores, contudo, serão aceitos trabalhos redigidos em português, cuja tradução, em caso de serem aprovados, ficará sob a responsabilidade dos autores. Recomenda-se que a tradução seja realizada pelos tradutores credenciados pela Vibrant. As instruções completas para formatação dos textos estão disponíveis no link Instruções para autores e a propostas serão aceitas até 31 de Abril de 2012.

As instruções completas para formatação dos trabalhos estão disponíveis no linkInstruções para autores.
Os autores devem submeter os seus trabalhos aos editores-convidados deste dossiê, Antonio Augusto Arantes Neto (antonio_arantes@terra.com.br), e Antonio Motta (antonio-motta@uol.com.br) e à Vibrant (vibrant.aba@gmail.com).

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions