quinta-feira, 8 de setembro de 2011

VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp

Prezado Pesquisador,

Comunicamos que estão abertas as inscrições para o VII Seminário Nacional
do Centro de Memória - MEMÓRIA, CIDADES E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES.

As informações estão disponíveis no site www.cmu.unicamp.br/viiseminario.

atenciosamente

Comissão Organizadora

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fórum de jornalistas discute a expansão do turismo em Campinas

Fórum de jornalistas discute a expansão do turismo em Campinas:

Eventos e negócios movimentam hotéis e Viracopos é segundo aeroporto que mais cresceu no mundo em 2010

O 1º Fórum Campinas de Jornalistas de Turismo, realizado de 2 a 4 de setembro na cidade, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas e Turismo (Abrajet), em parceria com owww.campinas.com.br, discutiu a expansão do turismo local. Com a proposta de apresentar as potencialidades do segmento e como a maior cidade do interior do país se organiza para receber turistas nos próximos anos, quando serão realizados dois eventos internacionais no Brasil, a Copa 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, foram abordados temas como transporte aéreo e o crescimento do Aeroporto de Viracopos, turismo receptivo, o setor de hotelaria, roteiros e eventos regionais, como a Expoflora, entre outros assuntos.

Participaram do Fórum o empresário, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SP) e atual presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Antonio Dias; a proprietária do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, Suze Frizzi; a presidente do Centro de Negócios e Informação de Campinas (CENIC Tradepoint), Alexandra Caprioli; a historiadora do programa municipal de estruturação do turismo de Campinas, Mirza Pellicciotta; a gestora técnica do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT²), Marcela Moro; o diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Adalberto Febeliano; o presidente da TRIP Linhas Aéreas, José Mario Caprioli; o gerente de Marketing e Comunicação Social de Viracopos, Cleber Rodrigues; o coordenador de Comunicação da Expoflora, Paulo Fernandes; a assessora de imprensa do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Grupo Ancoradouro e correspondente da Panrotas no interior do Estado de SP, Vera Marcelino, além do presidente da Abrajet nacional, Hélcio Estrella, e o presidente da Abrajet São Paulo, Claudio Oliva.


'via Blog this'

Prefeitura de Campinas tenta implantar turismo receptivo

Prefeitura de Campinas tenta implantar turismo receptivo:

Projeto "Conheça Campinas" e o Circuito de Ciência e Tecnologia possuem roteiros autoguiados

Por Suely da Silva Lima

A discussão sobre o turismo receptivo foi um dos destaques do 1º Fórum Campinas de Jornalistas de Turismo, realizado na cidade entre o dias 2 e 4 de setembro. Entre os temas, foram discutidas respostas para as seguintes perguntas: o que o turista pode encontrar como opção de passeio quando chega em Campinas? Quais são os atrativos que a cidade e a região oferecem para tirar este turista do aeroporto ou do quarto de hotel? Ou ainda, quais são as possibilidades para o empresário que veio à cidade a negócios ficar para o fim de semana?

A Coordenadora de Planejamento e Informação do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, Mirza Pellicciotta, e a gestora técnica do Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia (CT²), Marcela Moro, apresentaram projetos e ações que estão sendo implantadas na cidade que incluem diversos atrativos turísticos em Campinas e região para entreter e informar o visitante.

Leia + clicando no título

15º Revelando São Paulo

São Paulo celebra sua cultura tradicional em festival para 1 milhão de pessoas em setembro

Catira, caiapó e cavalhada. Cururu, jongo, chiba e reiada. Batelão, fandango, moçambique e batuque. Quem relacionaria este sonoro vocabulário a São Paulo, sempre associado à tecnologia e à modernidade, o Estado mais populoso do país é rico também em manifestações culturais tradicionais e religiosas. Do litoral ao Pontal do Paranapanema, todas as regiões paulistas mantêm vivos folguedos, danças, festivais, artesanato e culinária cujas origens remontam à colonização do Brasil. Uma riqueza pouco conhecida, que esconde várias curiosidades. Em um exemplo: pouca gente sabe, mas São Paulo é o maior reduto no País dos bonecos gigantes, que se tornaram famosos pelo Carnaval de Olinda, em Pernambuco.

De 9 a 18 de setembro, toda esta riqueza estará concentrada em um só local: o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e a Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, com o apoio da TV Globo São Paulo, o evento reúne artesãos, culinaristas e grupos de cultura tradicional de cerca de 200 municípios. Mais de um milhão de pessoas são esperadas ao longo dos 10 dias de programação no Parque do Trote, localizado na Zona Norte da Capital paulista. Para quem estiver em São Paulo, é uma chance imperdível de conferir um lado pouco conhecido do Estado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto FAPESP "Patrimônio Cultural Rural Paulista"


O Projeto FAPESP "Patrimônio Cultural Rural Paulista", em parceria com a Associação das Fazendas Históricas Paulistas convidam vocês para participarem do nosso curso de aprimoramento:
CONSERVAÇÃO DE EDIFÍCIOS NA ÁREA RURAL III:
ESQUADRIAS, PISOS E FORROS DE MADEIRA DE MADEIRA
Responsáveis: Maria Ângela Bortolucci e Rodrigo Jabur
O curso acontecerá no dia 26 de Setembro de 2011, horário 9-17hs, na Fazenda Santa Maria do Monjolinho – São Carlos/SP.
A inscrição é gratuita, devendo ser feita antecipadamente. Haverá certificados aos participantes.
Para maiores informações: fazendas@unicamp.br

Seminário História da Construção Luso-brasileira - Vitória/Espírito Santo

Semana de Arte e Cultura de Itá

A Semana de Arte e Cultura é  anualmente realizada pela Pró-Reitoria  
de Cultura e Extensão Universitária da USP, Ela cumpre o seu papel  
integrador para com a sociedade, realizando atividades programadas  
pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP.  
Durante o evento, que este ano ocorre de 18 a 26 de setembro, são  
exibidas exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, grupos  
teatrais, orquestras, shows musicais e  
dança.http://www.usp.br/prc/eventos/e_semana.php

Jornadas UB: Paradigmas para realimentar la acción cultural. BCN, 15-16/9

En época de crisis es fundamental repensar los paradigmas y la misión de los proyectos que gestionamos. Por este motivo, os convocamos el 15 y 16 de septiembre a debatir los siguientes 5 ejes clave:

- El valor intrínseco de la cultura, con Xavier Fina como ponente y la voz de J. Antich, B. Daniel y J. Oliveras.

- El papel de la memoria y las identidades híbridas en las sociedades globalizadas posmodernas, con Xavier Roigé como ponente y la voz de J. Abella, I. Boj y M. Martí.

- El reto de la revolución digital en la producción, el intercambio y el consumo cultural, con Dolors Reig como ponente y la voz de R. Milan, C. Rodà y J. Rowan

- El papel de la experiencia creativa y las expresiones artísticas, con Carles Guerra como ponente y la voz de D. Armengol, T. Badia y M. Troguet

- El valor social de la cultura, con Joan Subirats como ponente y la voz de D. Casacuberta, T. Hernández y A. Seix


Desde el Programa de Gestión Cultural de la Universidad de Barcelona creemos que compartir reflexión y experiencias es una de las mejores maneras de creación de nuevo conocimiento y de propulsión de nuevas iniciativas. ¡Os esperamos!

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions