sábado, 24 de março de 2012

“Quinteto Violado: Um imaginário nordestino”

 A Caixa Cultural São Paulo traz, de 5 a 8/4, o espetáculo “Quinteto Violado: Um imaginário nordestino” – projeto que celebra os 40 anos de carreira do grupo pernambucano. O repertório apresentado costura quatro décadas de produção musical, desde as faixas dos primeiros discos, em que a pesquisa das manifestações populares está mais latente, até composições próprias do recente Quinto Elemento, lançado em 2009. O som inspirado no jazz – identidade sonora do grupo – não fica de fora.
Além do show, a comemoração também conta com uma mostra, a partir de 29/3, que reconta a trajetória artística do grupo por meio de fotografias, imagens e testemunhos.
O Quinteto Violado é formado por Marcelo Melo (violão, viola e voz), Ciano Alves (flautas), Dudu Alves (piano), Roberto Medeiros (percussão e voz) e Sandro Lins (contrabaixo). A percussão terá o reforço de Raminho, como músico convidado.

Direito Autoral


Anteprojeto seguiu para Casa Civil depois de incorporar contribuições da sociedade

O anteprojeto de lei de Modernização da Lei de Direito Autoral (LDA), revisto na gestão da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, encontra-se atualmente na Casa Civil da Presidência da República, depois de ter passado pelo crivo do Grupo Interministerial da Propriedade Intelectual (GIPI).
O anteprojeto (APL) foi encaminhado à Casa Civil no dia 31 de outubro. Segundo a diretora de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcia Barbosa, uma vez cumprida essa etapa, o documento deverá ser direcionado ao Congresso Nacional. De acordo com a diretora, não existe um prazo determinado para que a versão final do APL saia da Casa Civil rumo ao Congresso. “O documento fica na Casa o tempo necessário para a análise”, enfatizou.

13ª Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo - de 12 a 29 de maio no Cachuera Espaço



Guia de orientação das Nações Unidas no Brasil para denúncias de discriminação étnico-racial

 Este guia é uma resposta às demandas da sociedade civil identificadas durante o evento Diálogos com a ONU pela Igualdade Racial, cujo objetivo foi de fomentar troca de informações e experiências sobre a equidade racial entre o Sistema ONU no Brasil e a sociedade civil brasileira organizada. A publicação, de linguagem simples e amigável, pretende orientar o cidadão e a cidadã na busca dos seus direitos em casos de discriminação étnica e racial sofridas no Brasil, fortalecendo, assim, os canais de comunicação entre o Sistema ONU e a sociedade civil.



Brasília: ONU Brasil, 2011. 44 p. illus.

Missão de Monitoramento Reativo avalia Patrimônio Mundial em Brasília

Uma Missão de Monitoramento Reativo, realizada conjuntamente pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), começa nesta terça-feira (13/03), em Brasília, a avaliar o estado de conservação do sítio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

Durante quatro dias, dois especialistas internacionais em arquitetura e urbanismo - Luis Maria Calvo e Carlos Sambricio - percorrerão o Plano Piloto e ouvirão autoridades do GDF, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e representantes da sociedade civil sobre as condições de preservação da capital federal.
Após o fim da missão, no dia 17/03, os consultores irão preparar um relatório final a ser enviado, até abril de 2012, ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO. O relatório será apreciado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em sua 36ª Sessão, em São Petersburgo (Rússia), em junho deste ano.
A missão pretende, sobretudo, colaborar com as autoridades nacionais e com a sociedade para a conservação de Brasilia, seja por meio da identificação de medidas de preservação do sítio, seja na proposição de estratégias para sua implementação. O trabalho dos especialistas tem caráter apenas consultivo, não lhes cabendo qualquer decisão sobre os encaminhamentos futuros.

Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012

 Nairóbi (Quênia), 22 de fevereiro de 2012 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho.
O tema deste ano: “Economia Verde: Ela te inclui?” convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia-a-dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.
O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Paulo Bastos: nossa mais profunda homenagem

Falece o arquiteto Paulo Bastos
Com uma atuação desde os anos 60, o arquiteto e ex-professor da FAU Santos e do Mackenzie Paulo Bastos faleceu na madrugada do dia 28 de fevereiro. No inicio da sua carreira, Bastos construiu obras exemplares em São Paulo, como o Clube Paineiras do Morumbi e o Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera. Foi primeiro lugar em muitos concursos de arquitetura e teve seus projetos premiados em muitas bienais e exposições nacionais e internacionais. Foi presidente do CONDEPHAAT em 1987, a partir de quando passou a dar mais ênfase a projetos urbanísticos e patrimoniais, atuando em urbanizações, restauros, revitalizações, e relacionados. Recentemente, esteve envolvido na Operação Urbana Consorciada Água Espraiada.
http://www.archdaily.com.br/35377/falece-o-arquiteto-paulo-bastos/ 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Logo do cabeçalho da página

September 3, 2012 – September 5, 2012


Nos últimos anos, foram organizados em nosso continente quatro Congressos de turismo sob o título "Congresso Latino-Americano de Investigação Turística": o primeiro sob a coordenação da Universidade de São Paulo, no Brasil, o segundo organizado pela Universidad Nacional de Mar del Plata, na Argentina, em 1997, o terceiro organizado pela Universidad Austral de Chile, em Valdívia, em 2001, e o quarto na Universidad de la Republica del Uruguay, em Montevidéo, em 2011.
Cada um destes encontros reuniu um grupo de aproximadamente 400 participantes entre acadêmicos, profissionais e estudantes e teve como objetivo discutir a pesquisa em turismo na América Latina. Por isto, estas reuniões contam com um seleto grupo de conferencistas convidados, e também com a apresentação de mais de 200 comunicações científicas.
Em 2012, o evento retorna ao Brasil, para a quinta edição, sob a coordenação dos pesquisadores que compõem o grupo de pesquisa Turismo, Conhecimento e Inovação, da Universidade de São Paulo, que tem se dedicado a promover uma maior articulação entre os pesquisadores de turismo.
 http://201.53.255.186:82/conferencia/index.php/clait/CLAIT2012

domingo, 18 de março de 2012

Piracicaba, Ipplap lança 2ª edição de cartilha sobre Patrimônio Cultural

Ipplap lança 2ª edição de cartilha sobre Patrimônio Cultural O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap lança no dia 22 de março, às 14h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, a 2ª edição da Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba. O evento de lançamento contará com palestra da Dra. Mirza Pellicciotta, historiadora do Departamento de Turismo de Campinas.
A Cartilha, que teve sua primeira edição lançada em 2005, foi revista e ampliada. Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, esta revisão se tornou necessária, já que alguns dos bens tombados que estão retratados na cartilha, passaram por obra de restauração. Outro fato que levou a revisão é a instituição da lei Cidade Limpa, que causou a modificação de muitos prédios. A ampliação fica por conta da inserção de um novo tipo de patrimônio, que são os bens  imateriais, que podem ser registrados, como a Festa do Divino ou o Batuque de Umbigada, que são expressões culturais do país e do seu povo.
A cartilha é montada de forma didática, com perguntas e respostas que tratam sobre a importância do patrimônio cultural, como acontece um tombamento, o que pode ser tombado, entre outras questões, tudo isso de uma linguagem acessível para adultos e crianças. “Queremos que o assunto possa ficar claro para quem se interessar, seja uma criança ou um adulto, por isso a linguagem que se adequa a todo tipo de público”, explica Cachioni.

6ª edição Festival Visões Periféricas 2012 – Audiovisual, Educação e Tecnologias

Visões Periféricas O Festival Visões Periféricas 2012 (6ª edição) – Audiovisual, Educação e Tecnologias é organizado pela Associação Imaginário Digital irá acontecer entre os dias 15 e 21 de Agosto. Inscrições até 15 de maio de 2012.
A proposta do festival é divulgar os filmes produzidos em projetos, oficinas e escolas populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão criativa e desenvolvimento social. Desenvolver uma reflexão profunda sobre essas obras, promovendo o intercâmbio entre as diferentes instituições e grupos realizadores existentes no Brasil e em países ibero-americanos; Usar e divulgar a tecnologia e as novas mídias a serviço da democratização dos meios de produção e difusão do audiovisual.
Tem o objetivo também de promover a liberdade de expressão, fruição estética e intercâmbio de conhecimentos. Divulgar as produções surgidas no contexto da cultura digital, assim como refletir sobre o seu impacto na cultura, na renovação da linguagem audiovisual e na sociedade do conhecimento; Promover a mistura de olhares e refletir sobre o próprio conceito de periferia a partir das inovações tecnológicas em curso.
A programação será composta pelos filmes mais representativos produzidos a partir de janeiro de 2010.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions