sábado, 29 de agosto de 2009

Porto Alegre: caminhada percorre prédios históricos da Independência

A caminhada orientada Viva o Centro a Pé, percorre, no próximo sábado, dia 29, a avenida Independência e seus prédios históricos, visitando a Igreja Nossa Senhora da Conceição (visita interna) e a Casa Torelly (visita interna), seguindo até a Praça Júlio de Castilhos.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com até o dia 28, às 14h. O valor é 1 kg de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - É uma das mais antigas e bem conservadas da Capital, mantendo praticamente intactas suas características originais. Seu estilo segue os padrões do barroco colonial tardio, com paredes grossas, linhas simples e fachada sóbria, reservando as ornamentações para os altares internos, coro e teto. O risco do prédio e as talhas internas são de autoria de João do Couto e Silva. Na decoração do interior observa-se alguma influência do estilo neoclássico. Foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Leia mais.

Casa Torelly - Foi adquirida em 1902 por Firmino Torelly, que acabou por emprestar o nome ao casarão. Importante figura política gaúcha, deu uma feição final à casa, cujo resultado é de estilo eclético mas com elementos de inspiração Positivista e outros derivados diretamente da Renascença, o que a torna talvez o único exemplar de construção residencial urbana da cidade com tais características: o alinhamento horizontal enfatizado junto à cornija do primeiro piso e a platibanda como arremate superior, de onde se erguem vasos tocheiros. A casa tem dimensões relativamente modestas mas tem belo e delicado efeito.

O passeio sai, às 10h, em ônibus da Carris, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano e terá duração de 2 horas. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.

Quem orienta - Orienta a Caminhada o arquiteto Silvio Belmonte de Abreu Filho, formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pelo Iedes da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pelo Propar-Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre". É professor e pesquisador no Propar e no Departamento de Arquitetura da Ufrgs desde 1981, atualmente como professor associado e coordenador do Trabalho Final de Graduação. Diretor técnico da Cohab-RS (1988-90), associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da Ufrgs no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre estes temas.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), e Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Companhia Carris Porto-alegrense. Visite o site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
Fonte: ABN News

Seminário discutiu Inventário Nacional dos Blocos Tradicionais

Em comemoração ao Dia Internacional do Folclore, 22 de agosto, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), promove uma vasta programação cultural, voltada especialmente aos Blocos Tradicionais do Maranhão.

Na quarta e quinta (20), foi realizado, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, o Seminário “Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC do Bloco Tradicional do Maranhão”.

Durante os dois dias, foi discutido o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial com a participação da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. A pesquisadora e coordenadora do INRC do Bloco Tradicional do Maranhão, Maria Michol Pinho de Carvalho, e as supervisoras, Elisene Castro Matos e Lenir Pereira dos Santos Oliveira, fizeram detalhamento do programa.
Fonte: ABN News

Prazo para inscrever projetos no edital de Pontos de Cultura vai até 31 de agosto

A Secretaria da Cultura prorrogou por mais uma semana o prazo de inscrições do Edital de Seleção para Pontos de Cultura no Estado de São Paulo. As entidades interessadas têm até 31 de agosto para enviar a documentação.

O Edital de Seleção para Pontos de Cultura pretende apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural. O objetivo é agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes. Cada entidade selecionada por meio do concurso público torna-se um Ponto de Cultura.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Ele deverá funcionar como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, etc.
Para saber + clique no título

O homem e o tempo em coreografia de Ivaldo Mendonça

O espetáculo "Tempo fragmento" será apresentado na Sala Paissandu da Galeria Olido entre esta quinta-feira (27/08) e o dia 30 de agosto, discutindo a relação entre o homem e o tempo em seus vários aspectos. A entrada é franca.

O bailarino Ivaldo Mendonça traz para a Galeria Olido (avenida São João, 473) o espetáculo Tempo fragmento. As apresentações acontecem na sala Paissandu entre esta quinta-feira (27/06) e o dia 30 de agosto. A proposta é discutir a relação entre o homem e o tempo em seus vários aspectos tomando como base o ciclo da vida em seus diferentes encontros e desencontros.

Entre as idéias que foram o suporte para a criação da coreografia estão fotografias, as unidades de tempo (hora, minuto, segundo), calendário, ampulheta, a evolução da tecnologia. As sessões acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. A entrada é franca.
Fonte: ABN News

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lançado portal que integra história, cultura e saúde

A integração da saúde pública com aspectos culturais e históricos foi reforçada, na quinta-feira (20), com o pré-lançamento do Portal da Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde (Rede BraHPCS). A proposta é mobilizar instituições de saúde, bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais e outras unidades para ampliar o acesso à informação em saúde. A iniciativa concretiza uma das metas de termo de cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Cultura e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas. O termo de cooperação, que estabelece ações em prol do patrimônio cultural da saúde, foi firmado em 2005.

A Rede BraHPCS integra a Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), http://hpcs.bvsalud.org, também fundada em 2005, durante o 7º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 7). Atualmente a BVS HPCS regional é constituída por 12 países da América Latina e Caribe, dos quais o Brasil é o primeiro a lançar seu portal nacional, como um espaço para integrar, organizar e difundir importantes informações sobre história, cultura e saúde.

O objetivo da rede é divulgar a trajetória das políticas públicas, personalidades, documentos, fatos e serviços de saúde, o que permite destacar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Márcia Rollemberg, diz que a rede é um importante instrumento de mobilização para ampliar as parcerias em torno das causas do setor saúde, ao socializar um patrimônio que precisa ser preservado e que integra a memória nacional.
Para saber + clique no título

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions