sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pesquisador cria método de análise e elabora o mais completo catálogo de cavernas do Brasil

Com a adoção de um método de estudo até então inédito na avaliação de cavidades subterrâneas, o geógrafo Ricardo Marra, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de elaborar o primeiro e mais completo catálogo de cavernas brasileiras. Marra é analista do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), um centro especializado do ICMBio, e o seu trabalho faz parte da tese de doutorado na UnB (Universidade de Brasília), que tem o nome de “Critérios de relevância para classificação de cavernas no Brasil”.

Conhecido como “análise discriminante”, o método de estudo consiste no uso de uma ferramenta conhecida como modelagem estatística, utilizada normalmente em pesquisas em psicologia, medicina e botânica. A ferramenta trabalha basicamente com o reconhecimento de padrões. Com isso, Marra produziu uma classificação mais eficaz das estruturas delicadas e de extrema fragilidade de 1.169 cavernas, dentre as 6.522 cavidades naturais subterrâneas registradas no Brasil em 2008 pelo Cecav.

“Com as ferramentas desse método, é possível obter grau de confiabilidade acima de 95% para a classificação de cavidades, ao invés de 62% obtidos do ponto de vista humano. Agora temos nova proposta para a classificação de cavernas, com maior eficácia,” reforça o pesquisador. Os dados apresentados na pesquisa são fundamentais para subsidiar as futuras ações do Cecav, principalmente no que diz respeito à redução das incertezas na classificação de cavernas contidas na Resolução Conama, baseada fundamentalmente em atributos ambientais. Além disso, a ferramenta ganha ainda mais importância, sobretudo, agora, com a nova legislação (Decreto 6.640/08) que define o manejo de cavernas de acordo com o grau de sua relevância. Segundo Marra, o Brasil possui grande potencial espeleológico. Isso é demonstrado no registro de novas cavidades a cada ano. Só para se ter uma idéia, no levantamento feito pelo Cecav em junho de 2008, foram cadastradas 6.522 cavernas em todo o território nacional. Hoje, esse número, mesmo que ainda extraoficial, chega a 7.174.
Para saber + clique no título

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions