domingo, 20 de junho de 2010

Exposição marca os 150 anos da passagem da Comissão Científica de Exploração pelo Ceará

As aquarelas de Reis Carvalho (artista plástico que acompanhou a Comissão Científica de Exploração entre 1859 e 1861) servem de base para conduzir o público do Ceará de hoje ao de 150 anos atrás. A exposição 150 Anos da Comissão Científica de Exploração, em cartaz no Museu do Ceará, equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Ceará, reúne reproduções dessas aquarelas e series de fotografias atuais que remontam o caminho trilhado pela Comissão.

Há 150 anos, o Imperador D. Pedro II nomeou um grupo de estudiosos para uma pesquisa no Ceará, que tinham como ponto de partida a questão das secas, que aflige desde sempre a região. Com a Comissão, veio o artista plástico Reis Carvalho, aluno de Debret, que deixou uma série de aquarelas que fixam paisagens, casario, e algumas manifestações culturais.

A partir destas aquarelas, pensou-se em uma atualização do olhar sobre o Ceará. Contemplado no V Edital de Incentivo às Artes, da Secult/CE, o repórter fotográfico Francisco Sousa empreende viagens pelo interior do Ceará, desde 2002 (com o jornalista Gilmar de Carvalho), reunindo um acervo de imagens, que estão nos livros “Artes da Tradição” (2005) e “Rabecas do Ceará”, (2006) e que são parte da mostra.

Além das fotografias de Francisco, a exposição amplia o olhar, reunindo fotografias de alunos de oito escolas públicas do Estado, frutos de oficinas ministradas pelo fotógrafo. O resultado é uma homenagem diversificada ao sesquicentenário da Comissão Científica. São imagens caleidoscópicas, sem retoques de programas de imagens, que mostram um Ceará rico e surpreendente em suas múltiplas faces.

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions