segunda-feira, 25 de maio de 2009

Relatos de viajantes promovem a reflexão sobre as origens do Brasil


A história do Brasil ensinada nas escolas e difundida nos livros didáticos muitas vezes apresenta como algo natural a fusão de diferentes etnias que marcam a formação do território e da identidade nacional, como se o país tivesse nascido pronto. No entanto, para entender a constituição desta sociedade muito heterogênea é preciso acompanhar o processo por séculos e mergulhar nas histórias que marcaram nossos costumes e valores, tal como o fazem Jean Marcel Carvalho e Ronald Raminelli em Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808), lançado agora pela Editora Unesp.

Dedicado exclusivamente às narrativas de viajantes franceses, britânicos, alemães, holandeses e espanhois, entre outras nacionalidades, que mencionam o Brasil, o livro faz um resgate de alguns mitos fundadores da identidade brasileira por meio do olhar estrangeiro. Começa em 1503, com viagem de Binot Paulmier de Gonneville, primeiro navegador francês que aportou por aqui, e termina com a vinda da família real para o Rio de Janeiro, em 1808.

No meio desse percurso aparecem inúmeros relatos que abordam, entre outros temas, as interessantes aventuras de piratas europeus na região, a invasão dos holandeses no nordeste e dos franceses no Rio de Janeiro e a relação da sociedade local e dos estrangeiros com as diferentes tribos indígenas espalhadas pelo território nacional. A utilização de belas e curiosas imagens antigas juntos aos trechos selecionados criam uma atmosfera de sedução para o relato dessas importantes passagens.

Organizado de maneira original, o catálogo apresenta informações biográficas sobre cada viajante e sua viagem e dados sobre a obra. Após anos dedicados à pesquisa das histórias de viagens, a obra de Ronald Raminelli e Jean Marcel assume um papel central na historiografia brasileira, carente de catálogos especializados.

Fonte: Editora da UNESP - site www.editoraunesp.com.br

Um comentário:

Ângelo Emílio da Silva Pessoa disse...

Uma publicação de tal caráter é de grande relevância, uma vez que contribue para um efetivo mapeamento de obras que muitas vezes estão dipersas ou que têm publicação esgotada , tornando-se de difícil acesso, particularmente em regiões dotadas de Bibliotecas menos expressivas.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions