
Desde de 2006 o programa de Educação Patrimonial de Ubá é desenvolvido anualmente na cidade e elabora um projeto a ser executado durante o ano. Em 2009, o Projeto “Cultura e Democracia unindo Patrimônio e Comunidade”, visa dar continuidade ao trabalho que já vem sendo executado, visto o sucesso e aceitação do mesmo. Porém, com uma diferença: o material didático a ser publicado vai apresentar, em forma de “álbum de figurinhas”, muitas das personalidades que fizeram a História de Ubá. Além disso, a comunidade escolar participante das atividades, vai poder escolher o Bem Cultural que receberá uma premiação no final do ano.
Como parte das atividades do projeto 2009, começamos agora em abril e vamos até julho com as Visitas Guiadas. As escolas já estão sendo convidadas a agendar a participação de seus alunos para este verdadeiro roteiro turístico-cultural, que inclui a Praça Guido Marlière, o Arquivo Histórico e o Ginásio São José. Além da Revistinha do Patrimônio, das Visitas Guiadas e do Bem Eleito, as outras atividades propostas são: um Concurso de Fotografia e apresentações teatrais.
O objetivo da Educação Patrimonial é criar laços de identidade entre a comunidade e o patrimônio cultural, levando crianças, jovens e adultos ao conhecimento dos bens culturais que fazem parte da nossa história. Temos como lema: “conhecer para preservar”.
Fonte: Prefeitura de Ubá-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário