
O projeto “Jóias Artesanais de Natividade” estimula à produção dos ourives da cidade de Natividade, no estado do Tocantins, garantido a transmissão do ofício da joalheria segundo a técnica da filigrana.
A ourivesaria com influência portuguesa é uma atividade presente na história em Natividade. Esta é conhecida como a cidade do ouro e do uso de jóias artesanais pela sua população. A demanda pelos produtos cresceu bastante nos últimos 10 anos e existe um mercado a ser explorado. A razão deste fomento no mercado de jóias deve-se, principalmente, a ações de sociedade organizada, como a Associação Comunitária Cultural de Natividade que desde de 1996 busca resgatar e repassar o conhecimento da confecção das jóias tradicionais em ouro e prata.
Por intermédio de parcerias, montou-se a oficina-escola Ourivesaria Mestre Juvenal. Atualmente, o risco de desaparecimento das técnicas seculares de confecção de jóias foi eliminado e várias peças que não se produziam, foram resgatadas. O numero de artesãos trabalhando cresceu 350%. Os envolvidos são jovens que não tinham oportunidades de se profissionalizar e atualmente possuem uma renda que colabora com a melhoria da qualidade de vida de suas famílias.
O projeto “Jóias Artesanais de Natividade” foi pertinente na medida em que proporcionou um planejamento de longo prazo visando fortalecer a ourivesaria tradicional como atividade econômica.
Para conhecer mais, clique no título....
Nenhum comentário:
Postar um comentário