segunda-feira, 9 de junho de 2008

Quando o Campo é o Arquivo (de Imagens) - prazo para inscrições de comunicações : 31 de julho de 2008


O objetivo do Seminário "Quando o Campo é o Arquivo" é refletir sobre o uso de fontes arquivísticas na pesquisa antropológica e sua relação com a produção etnográfica.

A primeira edição do seminário (2004) teve como objetivo reunir trabalhos sobre a constituição e organização de arquivos de antropólogos, de instituições de antropologia e o uso desses documentos na análise e pesquisa antropológicas. A programação completa do seminário pode ser consultada em http://www.cpdoc.fgv.br/campo-arquivo. Um dos resultados foi a publicação de um número temático da revista Estudos Históricos sobre "Antropologia e Arquivos", em 2005.

Sem perder o foco nos arquivos, na segunda edição o projeto se volta para os efeitos das imagens, sejam elas transformadas em artefatos e suportes de pesquisa ou transformadoras da experiência etnográfica. De que maneira a experiência etnográfica vem sendo transformada em documentos visuais? Quais são os efeitos dessas transformações na produção do conhecimento antropológico e nas vidas dos sujeitos que se tornam objetos de novos olhares? De que maneiras documentos visuais mantidos em acervos, coleções e arquivos têm sido utilizados, reapropriados e reproduzidos por populações tradicionais? Que poéticas, políticas e debates têm suscitado? Para responder essa e outras perguntas pretende-se reunir pesquisadores que vêm se debruçando sobre o lugar das imagens, fixas e em movimento, na constituição de outros olhares e conhecimentos.

O seminário contará com a participação de pesquisadores convidados pelos coordenadores e abrirá algumas vagas para mestres, doutorandos ou doutores que quiserem apresentar comunicações. O prazo para inscrições de comunicações é 31 de julho de 2008, através do formulário eletrônico disponível nesta página. Os selecionados terão seus nomes divulgados online neste local a partir de 10 de agosto, data em que será também divulgada a programação final.


Data e local de realização:
Museu Nacional/UFRJ e CPDOC/FGV, 2 e 3 de dezembro de 2008.

Promoção: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)/ Fundação Getulio Vargas e Laboratório de Antropologia e História/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ UFRJ.

Coordenação e organização: Celso Castro (CPDOC/FGV) e Olívia Gomes da Cunha (LAH/MN/UFRJ)



Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions