POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] - Neste sábado (19), o teatro Municipal da Urca de Poços de Caldas torna-se palco de uma verdadeira viagem poética ao universo afro brasileiro. Reunindo trabalhos da Cia de Dança Gisa Carvalho, que convida o cantor mineiro Anthonio e a cantora Jesuane Salvador, o espetáculo “Matrizes Africanas” apresenta o valor histórico e a força vibrante dos Orixás, dos tambores mineiros e do Congado de Poços de Caldas e conta ainda com a participação dos ternos de congada de Nossa Senhora do Carmo e de Santa Efigênia. A apresentação acontece às 20h, com entrada franca.
A apresentação integra a agenda da 1ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e da Prefeitura de Poços de Caldas. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consiste na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro.
O espetáculo “Matrizes africanas” apresenta a união de elementos da cultura e religiosidade de Poços de Caldas através de danças representativas dos movimentos e histórias dos Orixás e de cânticos folclóricos do congado mineiro com o cantor mineiro Anthonio e Jesuane, que é acompanhada por Sandro Nogueira.
O ritmo e a força dos tambores Gerais também se fazem presentes no espetáculo, que pretende valorizar a identidade brasileira através da valorização da cultura afro, seus ritmos, sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos parceiros, coloquem em cena suas brilhantes reflexões e produções para que possamos socializar nosso trabalho.