A Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) lança o paraTODOS - Folheto do patrimônio cultural de Campinas. Pensado para que o próprio leitor imprima e colecione, o panfleto número 01 está disponível na internet, no portal da Prefeitura, desde 1º de julho. A ideia é divulgar o patrimônio cultural da cidade em linguagem descontraída, apresentando, além de dados históricos e arquitetônicos, expressões culturais ligadas a cada bem.
O paraTODOS contará, a cada número, com um bem preservado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). O objetivo é chamar a atenção da população aos edifícios tombados da cidade e à relação que estes têm com o seu cotidiano, história e identidade. Pretende-se ampliar o conceito de patrimônio cultural para além das paredes dos imóveis e despertar um sentimento de apropriação daquilo que é, afinal de contas, para todos.
Seu formato é concebido para que o público imprima e colecione ao seu gosto. Por esse motivo, o veículo de publicação escolhido foi a internet. A partir do site da CSPC pode-se acessar, salvar ou imprimir o folheto, que estará disponível no link Publicações.
Cada edição, de periodicidade quinzenal, apresenta uma breve descrição do bem, seu histórico e arquitetura. Em um mapa, localiza-se não somente o imóvel em questão, mas outros de interesse cultural em suas imediações. Uma seção em especial - Isso Também é Patrimônio - foi reservada para informações como atividades culturais ou curiosidades relacionadas ao bem.
A ideia de criar uma publicação de acesso fácil e custo zero caminha junto aos projetos de educação e conscientização patrimonial da CSPC.
Sobre a Equipe
A concepção dessa publicação é da Especialista Cultural da CSPC Rita Francisco, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), que é responsável também pelo projeto gráfico e pela editoração do folheto. A equipe conta ainda com textos do Estagiário Valdir Bertoldi Junior, Graduando em História (IFCH/Unicamp), e com a revisão da Especialista Cultural Renata Garms, Bacharel em Letras (IEL/Unicamp).
Uma iniciativa maravilhosa!! Parabéns a equipe!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirBacana seu blog. Já tentei participar de ONG na área, entrei num trabalho de site - nao deu certo -, ai resolvi fazer um trabalho solo aqui na cidade de São Paulo, baseado num trabalho bacana de uns argentinos.
Como a história por aqui vai se perdendo, quando tiver tempo resolvi fotografar casas operárias e construções bacanacas arquitetonicamente, entre outras coisas bacanas. O trabalho é novo.
Gostaria que desse uma olhada.
www.chega-de-demolir.blogspot.com
Abraços,
Hélio Bertolucci Jr.
PS: Vi seu link na comunidade do Orkut Patrimonio Histórico.