quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Selo do PATRIMÔNIO Europeu - União Européia aprova criação da identificação para atrativos turísticos

Os ministros de Cultura dos países integrantes da União Européia aprovaram a criação do Selo de Patrimônio, uma denominação que valorizará o atrativo dos lugares turísticos que mereçam esta qualificação, além de fomentar sua identidade comunitária.

Na realidade, o selo já existe como uma iniciativa intergovernamental em 20 países, com 55 lugares incluídos, e agora passará a ter o respaldo completo da União Européia. No ano que vem serão definidos os instrumentos necessários para a extensão de sua visibilidade.

A identificação de \'Patrimonio Europeu\' ressaltará a \'historia comum, dimensionando sua extensão de legado cultural”, segundo o texto do documento aprovado pelos ministros. Será aplicado a monumentos, lugares urbanos e naturais, cenários e lugares históricos, bem como a bens tangíveis e intangíveis.

A participação dos países será voluntária e também aberta aos extra-comunitários. Os requisitos aos próximos candidatos para recebimento do selo serão fixados por um grupo de especialistas em Cultura e História designados pela comissão central da UE, durante uma conferência já programada para 4 e 5 de dezembro em Avignon, na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos parceiros, coloquem em cena suas brilhantes reflexões e produções para que possamos socializar nosso trabalho.