domingo, 19 de outubro de 2008


De 8 de outubro a 5 de novembro - Brasilia/DF


O Design Brasileiro ao Alcance de Todos

Em breve o público brasileiro e designers do mundo todo poderão percorrer virtualmente o espaço expositivo da II Bienal Brasileira de Design. Por meio de uma página especialmente desenvolvida para o evento será possível ter amplo acesso aos trabalhos expostos fisicamente no Museu Nacional de Brasília. O objetivo da Mostra Virtual é democratizar e permitir o acesso a um maior número de pessoas, além de funcionar como uma ferramenta para a divulgação e reconhecimento dos trabalhos com inovação, bem como seus autores e fabricantes. Aguarde.

PALESTRAS SOBRE CONSERVAÇÃO DE ACERVOS – SP

Data início: 25/10/2008
Data Final:
25/10/2008
Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596 - São Paulo – SÃO PAULO

Tema: palestras relacionadas com os temas “Conservação de Acervos Fotográficos e Bibliográficos” de acordo ao seguinte cronograma:
a) Palestra “Conservação de Acervos Fotográficos” - Palestrante convidada: Patrícia Di Filippi - Coordenadora do laboratório de restauro da Cinemateca de São Paulo; a partir das 10h.
b) “Conservação de Acervos Bibliográficos” - Palestrante convidada: Norma Cassares - Presidente da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). A partir das 14h.

Inf.: pelo telefone e no sige
Tel.: (11) 2221-4785 ramal 2023
Url:. http://www.arquivoestado.sp.gov.br
Horário: sábado, 10h e 14h..
Obs.: informações adicionais no Núcleo de Ação educativa.

`Acervos de Minas Gerais` é lançado pelo Iphan e UFV

DISTRITO FEDERAL, Brasília - A Superintendência do Iphan em Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançaram, no último dia 10 de outubro, o portal “Acervos de Minas Gerais”. O projeto foi realizado por meio de convênio entre as duas instituições, e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

O objetivo desta iniciativa é contribuir para a preservação, organização, digitalização e apresentação eletrônica do acervo documental do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana, sob guarda do Iphan. Este acervo pertenceu aos Cartórios do 1º e 2º Ofícios, que funcionaram na cidade nos períodos colonial, imperial e republicano (de 1709 a 1956).
Estimada em cerca de 55.000 autos, a documentação é composta por dados cartoriais (como inventários, testamentos, ações cíveis), de câmara (livros de atas, posturas e audiência), eclesiásticos e do fundo “Casa da Memória Marianense”. Ao todo 74.538 imagens foram digitalizadas.

As informações podem ser obtidas através da página www.lampeh.ufv.br/acervosmg.

Fonte: Iphan